Projeto internacional de resiliência climática para indústrias do RS é lançado na Mercopar

Iniciativa é uma parceria entre o governo do Japão, o Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação, a ONU, o Sistema Fiergs e o Sebrae RS

16/10/2025 10:13
Projeto internacional de resiliência climática para indústrias do RS é lançado na Mercopar /Crédito: Reuters/Diego Vara

Na última quarta-feira, 15, às 17h, a 34ª Mercopar foi palco do lançamento do 'Projeto de Resiliência Climática para Indústrias do Rio Grande do Sul'. Por meio de um mapeamento 3D, a iniciativa permitirá simular cenários de novas enchentes e observar de forma prática a elevação do nível da água e os impactos causados. O modelo é fruto de uma parceria entre o governo do Japão, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a Agência das Nações Unidas (ONU) para o Desenvolvimento Industrial (Unido), o Sistema Fiergs e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul (Sebrae RS).

Esse mapeamento 3D começará pelas áreas afetadas pelas enchentes de 2024. O ponto de partida será a Zona Norte de Porto Alegre, que abrange o quarto distrito, o aeroporto e as principais conexões viárias do Estado. A tecnologia, desenvolvida em parceria com especialistas da Unido e da Agência das Nações Unidas para o Espaço Sideral (Unoosa), será posteriormente disponibilizada a instituições de planejamento, como o governo do Estado e as universidades, fortalecendo a capacidade local de prevenção e resposta a desastres climáticos.

Além disso, como parte de um esforço conjunto, o Sistema Fiergs e o Sebrae RS elaboraram um guia de estratégias para o enfrentamento de crises e situações adversas, que será lançado na mesma ocasião. O material reúne orientações para empresas sobre aspectos organizacionais, produtivos, estruturais e sociais e ficará disponível gratuitamente nos sites dos envolvidos no projeto.

Feira de inovação industrial, a Mercopar acontece no Parque de Eventos Mário Bernardino Ramos (Rua Ludovíco Cavinato, 1431 - bairro Nossa Sra. da Saúde), em Caxias do Sul. O evento de lançamento do projeto terá a presença de Daniel Almeida, secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCTI; Clovis Zapata, representante da Unido no Brasil; Kelly Sanches, do Sebrae Nacional; Teiji Hayashi, Embaixador do Japão no Brasil; e Tomoyoshi Koume, especialista em Transformação Digital da Unido em Viena.