A rede de supermercados Carrefour foi condenada a regularizar saídas de emergência em todas as unidades do Brasil. A decisão ficou a cargo da 3ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, que ordena que a empresa providencie saídas suficientes do prédio, com aberturas e vias assinaladas por placas. Em caso de descumprimento, a organização deverá efetuar o pagamento de multas.
A apuração foi realizada em setembro de 2013 pelo Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul (MPT-RS), porém, a ação foi ajuizada somente em junho de 2014. O relatório apresentado pelo MTP gaúcho apontou o descumprimento de normas de segurança e relatou que os empregados eram trancados à chave dentro do supermercado. Conforme o procurador do Trabalho Jean Carlo Voltolini, além de risco à vida dos empregados, ocorreu violação da liberdade de locomoção.
