A Rede RS Indústria 4.0 realiza, nesta quinta-feira, 16, em Pelotas, uma série de atividades gratuitas com empresas, instituições de ensino e órgãos públicos com o intuito de fortalecer a agenda de inovação da região e promover um ambiente colaborativo entre diferentes setores. Pela manhã, o encontro ocorre no Pelotas Parque Tecnológico, às 8h. Já pela tarde, das 14h às 17h, serão realizadas visitas técnicas às empresas Garten Automation, Companytec e Josapar. A programação será encerrada à noite, na Universidade Federal de Pelotas (Ufpel), às 19h.
A iniciativa buscará reunir momentos de compartilhamento de experiências sobre transformação digital, automação, inovação e desenvolvimento tecnológico. As próprias empresas da Região Sul apresentarão desafios reais, soluções implementadas e resultados obtidos.
A realização das atividades em Pelotas visa dialogar com desafios já apontados pelas indústrias da região. Durante a primeira edição do Rota da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs) no Sul do estado, realizada em setembro de 2025, duas das seis prioridades definidas pelos industriais estavam relacionadas ao fortalecimento da inovação e da capacidade tecnológica regional.
Entre elas estavam propostas voltadas ao desenvolvimento da biomanufatura industrial e à ampliação da inovação em micro e pequenas empresas por meio da aproximação com estudantes. Nesse contexto, a programação da Rede busca aproximar empresas, instituições de ensino e demais atores do ecossistema de inovação, visando fortalecer um ambiente favorável ao desenvolvimento tecnológico e à competitividade da indústria regional.
Sobre a Rede RS Indústria 4.0
Criada em 2018, a Rede RS Indústria 4.0 conta atualmente com governança própria e recebe apoio técnico da Federação, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Rio Grande do Sul (Senai-RS). Ela reúne mais de 45 representantes de diferentes segmentos da indústria gaúcha, entre entidades de classe, instituições do Sistema S, órgãos públicos, universidades, empresas e associações. O grupo desenvolve ações conjuntas para ampliar a adoção dos conceitos da Indústria 4.0 no Rio Grande do Sul.

