Retomada a discussão da linha norte do metrô de Porto Alegre

Projeto prevê até 15 km e início na Estação Triângulo

O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, esteve reunido nesta terça-feira, 25, em Brasília, com o coordenador adjunto do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Casa Civil, Maurício Muniz, para retomar as negociações sobre a linha norte do metrô de Porto Alegre. A discussão sobre o projeto entre o município e o governo federal começou nos primeiros meses de 2010 e foi suspensa em setembro devido ao processo eleitoral. Na reunião, Fortunati apresentou proposta para incluir o projeto do metrô da cidade no PAC de Mobilidade Urbana.
Idealizado em formato de parceria público-privada, o projeto está estimado em R$ 2,1 bilhões, e terá entre 12,5 e 15 quilômetros de extensão, iniciando na Estação Triângulo, percorrendo as avenidas Assis Brasil, Farrapos, Mercado Público, Borges de Medeiros e Azenha. "A ideia é que o governo federal entre com a maior parte dos recursos. Teríamos um complemento de uma empresa, que também faria o gerenciamento do sistema, além do aporte do município e participação do Governo do Estado", explicou o prefeito. 
A proposta será analisada pela Ministra de Planejamento, Miriam Belchior. O PAC deverá ser apresentado até julho deste ano. "Agora vamos aguardar para avançar nesta discussão. Deixei claro que esta é uma obra prioritária da cidade no que diz respeito à mobilidade urbana", enfatizou Fortunati. 

Comentários