Senado recebeu projeto "Ficha Limpa" nesta quarta

José Sarney promete esforço para aprovar urgência na tramitação

O presidente do Senado, José Sarney, recebeu, nesta quarta-feira, 12, o projeto 'Ficha Limpa' de deputados favoráveis a iniciativa e de alguns integrantes do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE). Entre as entidades, estiveram presentes o Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea), a Ordem dos Advogados do Brasil, (OAB), a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Durante a entrega, o senador se comprometeu a convocar as lideranças e também a pedir urgência para a aprovação da proposta. Sobre o trâmite do projeto no Senado, Sarney fez uma ressalva: "Todos nós sabemos que essa é uma Casa colegiada. Sou favorável como presidente, por ser uma proposta extremamente necessária".
Para o presidente do Confea, Marcos Túlio de Melo, a aprovação do 'Ficha Limpa', na Câmara, é uma vitória da sociedade, por ser um projeto de iniciativa popular que conseguiu vencer obstáculos. "Nossas lideranças e a sociedade precisam continuar empenhadas para que o projeto não sofra modificações no Senado e possa ser votado e aplicado já nessas eleições. Temos que continuar cobrando. Esse é um importante momento de mobilização que necessita ser ampliado para a discussão da reforma política. A transformação do nosso país passa pela ética e pela democracia." Parlamentares favoráveis ao projeto pediram a Sarney agilidade do Senado e também para que não seja alterada a proposta, pois acarretaria o retorno à Câmara.
A proposta, que veta a candidatura de políticos com condenação na Justiça, foi aprovada pela Câmara nesta terça-feira, 11. O projeto recebeu mais de 1,6 milhão de assinaturas em dois anos de campanha. Também foram coletadas dois milhões de assinaturas pela internet.

Comentários