Startup Mira Educação propõe solução para educação pública

Aplicativo apoia o combate à evasão, dá suporte à melhoria da aprendizagem e aproxima a comunidade escolar

Mira Aula aproxima comunidade escolar

A startup Mira Educação desenvolveu um aplicativo para apoiar o combate da evasão escolar, dar suporte à melhoria da aprendizagem e estabelecer maior proximidade entre pais, alunos, professores e gestores, de maneira digital, eficiente e gratuita aos governos. Com apenas alguns toques no app, o docente passa a registrar informações sobre a frequência do estudante. O aplicativo, chamado Mira Aula, envia SMS aos pais dos alunos que faltaram para que eles sempre estejam informados da ausência dos filhos em sala de aula, automaticamente. Elogios e pontos a melhorar sobre os estudantes também podem ser registrados pelo professor e enviados uma vez por semana para a família.

Além da frequência e do comportamento dos alunos, o professor também lança no diário de classe digital o conteúdo da aula e notas das suas avaliações. As informações também são encaminhadas para a Secretaria Municipal ou Estadual por meio de relatórios, elaborados com inteligência de dados. A tecnologia oferece ainda avaliação diagnóstica, que inclui, por exemplo, simulados no formato da prova do Saeb, adaptados à matriz curricular e aplicativo para correção instantânea. E também relatórios de inteligência de dados, contendo visibilidade real da rede de ensino por indicadores de acompanhamento, diagnóstico com resultados de avaliações e informes sobre o uso do aplicativo. As Secretarias de Educação compartilham com a startup apenas informações necessárias para que a implementação aconteça da melhor forma para as escolas e professores.

O Mira Aula colocou a startup entre as selecionadas para apresentar sua tecnologia no Start.Edu, programa da Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre. O pitch será realizado nesta terça-feira, 11, no período da manhã, no Paço Municipal. Outras 10 startups também estarão presentes no pitch. Cada uma terá direito a se apresentar por cinco minutos durante o evento e mais cinco para responder perguntas formuladas pela comissão de seleção. Após análise técnica das apresentações, as finalistas serão convocadas para testes e participação em um workshop. O projeto não prevê transferência de recursos.

As tecnologias desenvolvidas pela Mira Educação já atingiram 930 mil alunos em 36 redes públicas das cinco regiões do país. Cerca de 50 mil professores de 3.800 escolas já foram envolvidos no projeto, que proporciona mais transparência e eficiência a processos de gestão e aprendizagem da educação pública.

Comentários