Tarso Genro toma posse como presidente do Codesul

Governador defendeu que união é fundamental para implantar estratégias que tragam o desenvolvimento

Durante encontro dos governadores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul, estados que compõem o Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul), o governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, foi empossado presidente para a gestão 2011. A primeira reunião do ano, realizada nesta segunda-feira, no Palácio Piratini, em Porto Alegre, definiu pontos prioritários para o Conselho. "Temos de ter uma agenda do Codesul, uma pauta política que possibilite que tenhamos uma bancada federal articulada. Nossos interesses e vínculos econômicos são comuns e a nossa união é fundamental para que consigamos implantar estratégias que tragam o desenvolvimento econômico e social para a região", definiu o governador Tarso.
Com o governador gaúcho, tomaram posse também os secretários estaduais do Rio Grande do Sul como coordenadores das comissões permanentes do Conselho: Cultura, Assuntos Jurídicos, Turismo, Defesa Civil, Agricultura, Ciência e Tecnologia, Saúde, Segurança Pública, Meio Ambiente, Planejamento e Financiamento. O novo secretário Executivo do Codesul é José Luis Segalin. Também estiveram presentes ao encontro o secretário Executivo da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Cláudio Vignatti; o presidente do BRDE, Renato Viana; e o presidente da Itaipu Binacional, Jorge Samek, além de representantes do Legislativo, Judiciário e empresários, entre outros.
Tarso Genro lembrou que o Codesul é um instrumento de crescimento e desenvolvimento para os quatro estados. "Precisamos redesenhar o equilíbrio financeiro e de pautas permanentes de controle das obras dos PAC 1 e 2. Também temos de trabalhar em conjunto a questão climática, com a criação de fundos financeiros regulares, o que permitirá que a União possa fazer repasses fundo a fundo, reduzindo o prazo para que os recursos federais cheguem às áreas afetadas", disse.
A implantação da ferrovia Norte-Sul (Ferrosul) também esteve na pauta do encontro. De acordo com o governador do Mato Grosso do Sul, André Puccinelli, será moderna, totalmente nova e permitirá trens mais modernos e velozes, que poderão atingir os 100 km/h. O governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, disse que a nova ferrovia representará um ganho de competitividade para o seu Estado, que vem perdendo em função dos custos com a logística no transporte de produtos aos centros consumidores. O governador do Paraná, Beto Richa, destacou que a Ferrosul é uma conquista que tem de ser buscada e que ajudará muito no desenvolvimento dos quatro estados. "Temos de implantar uma política de desenvolvimento regional eficiente, principalmente buscando investimentos para a área de infraestrutura e tudo feito dentro da velocidade que necessitamos", salientou.
Durante o encontro, foi lançada a Carta de Porto Alegre, que sintetiza as resoluções e outros documentos aprovados durante o evento, bem como destacada a fundamental importância para a consolidação do Pacto Federativo e da Integração dos estados do Codesul. Na reunião, os governadores decidiram apoiar a proposta de convênio apresentada pelo governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, ao Confaz, que autoriza os estados a concederem benefícios fiscais relativos ao ICMS, de até 5%da arrecadação do imposto, em troca de obras de infraestrutura.
Imagem

Comentários