Túlio Zamin anuncia lista de indicados para a direção do Banrisul

Equipe necessita de aprovação da Assembleia Legislativa e Banco Central

O novo presidente do Banrisul, Túlio Luiz Zamin, apresentou nesta segunda-feira, 24, no Palácio Piratini, a equipe com a qual compartilhará o comando da instituição financeira durante os próximos quatro anos. Foram indicados Flávio Luiz Lammel, para a vice-presidência; Guilherme Cassel, como diretor de Crédito; Ivandre de Jesus Medeiros, para a direção operacional e de Atendimento; João Emílio Gazzana, para diretor Financeiro e Relações com Investidores; Jone Luiz Hermes Pfeiff, para direção Comercial; Luiz Carlos Morlin, para diretor de Controle e Risco; e Julimar Rota, como diretor de Administração e Recursos de Terceiros.
Zamin adiantou que, a partir de hoje, começa o processo de encaminhamento dos nomes indicados para a apreciação da Assembleia Legislativa. O mesmo procedimento será adotado em relação ao Banco Central (BC). Ao longo da semana, no cumprimento do ritual previsto pela Comissão de Valores Monetário (CVM) e Banco Central, será publicada a declaração de propósito - exigência normativa do BC. "A minha avaliação é a de que conseguimos constituir uma equipe com um viés técnico muito forte e qualificado. Mesmo a composição de ordem política está fortemente respaldada pela experiência. Vamos ter uma gestão bastante profissional", afirmou.
Segundo Zamin, até o final de fevereiro estarão concluídas as etapas do Legislativo e do Banco Central. Em entrevista coletiva, ele falou de suas intenções em relação ao Banrisul. A primeira ação será a de "aprofundar, por área, o diagnóstico preliminar que temos em relação ao banco". Em seguida, virá o trabalho intensivo para a aproximação da atuação do banco com os programas de governo. "Teremos um foco muito grande na produção de resultados e estaremos em articulação permanente com as secretarias. A instituição está inclusa na transversalidade para promover o desenvolvimento do Estado e atacar as desigualdades regionais", ressaltou.
Entre as estratégias do novo comando do Banrisul, a ampliação de crédito - pessoa física e jurídica - ganha destaque. O diretor Guilherme Cassel reafirmou a importância da garantia do crédito à agricultura familiar, setor que no Rio Grande do Sul representa 50% do Produto Interno Bruto (PIB) da agropecuária. Há mais 420 mil famílias de agricultores familiares no Estado. "Vamos aproximar o banco dessa clientela, que é boa, e tentaremos fidelizar os agricultores", disse. O segmento imobiliário, entre outras áreas, também ganhará atenção especial da instituição devido sua grande participação na economia e na geração de empregos.
Imagem

Comentários