Vítimas do Holocausto são homenageadas em Porto Alegre

Evento com a participação da presidenta Dilma Rousseff acontece na próxima quinta-feira

A Confederação Israelita do Brasil (Conib), em parceria com a Federação Israelita do Rio Grande do Sul (FIRS), promove na próxima quinta-feira, 27, a cerimônia do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, data definida pela ONU. A solenidade será realizada às 19h, no Palácio do Ministério Público Estadual (Praça Marechal Deodoro, 110), em Porto Alegre.
O evento contará com a participação da presidenta do Brasil Dilma Rousseff; do prefeito de Porto Alegre, José Fortunati; da ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário; do governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro; do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab; do governador da Bahia, Jaques Wagner; e de autoridades políticas, líderes comunitários e rabinos. O credenciamento da imprensa será feito exclusivamente pelo Palácio do Planalto, via site www.imprensa.planalto.gov.br.
A homenagem, instituída há seis anos pela Assembléia Geral das Nações Unidas, marca o dia em que tropas soviéticas libertaram o campo de extermínio de Auschwitz, na Polônia, em 1945. A ONU, em resolução apoiada pelo Brasil, pede aos países-membros que elaborem programas de educação sobre o Holocausto. Também "condena sem reservas todas as manifestações de intolerância religiosa, de incentivo ao ódio, de perseguição ou de violência contra pessoas ou comunidades por causas étnicas ou religiosas e rejeita qualquer negação do Holocausto como fato histórico".
A Conib é o órgão de representação da comunidade judaica brasileira, composta por cerca de 120 mil pessoas. É uma entidade de caráter apartidário, que atua com base em princípios como paz, democracia, combate à intolerância e ao terrorismo, justiça social e diálogo inter-religioso. A Conib representa os mais diferentes setores da comunidade, independentemente de sua vertente religiosa ou política. Seu presidente é Claudio Lottenberg, médico doutor pela Escola Paulista de Medicina. Ele é também presidente da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein. A Conib realiza uma alternância entre cidades brasileiras para receber a cerimônia, que em anos anteriores ocorreu em São Paulo, Rio de Janeiro e Recife.
A Firs é a representante oficial da comunidade judaica gaúcha e congrega 42 organizações e entidades beneficentes. Tem como principais objetivos fortalecer valores e tradições judaicas, além de promover a participação ativa da comunidade judaica na vida nacional. Seu presidente é Jarbas Milititsky, engenheiro civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e PhD pela University of Surrey, Inglaterra. É professor titular da Escola de Engenharia da Ufrgs.

Comentários