Aluna da Unipampa desenvolve revista online sobre São Borja

Website criado pela mestranda Francine Pujol, reúne informações, contos e cultura da cidade

Revista São Borja - Divulgação

A mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC) da Universidade Federal do Pampa - Unipampa Francine Pujol, desenvolveu a 'Revista São Borja', uma espécie de biografia online da cidade. O projeto, desenvolvido com a orientação da professora doutora Renata Corrêa Coutinho, consiste em um portal que reúne dados demográficos, históricos e culturais, ilustrados com infográficos e imagens. O site entrou no ar no final do mês de março e aceita a colaboração de conteúdos da comunidade.

No website é possível conhecer os pontos turísticos, títulos oficiais do município e aspectos culturais da área. Com conceito colaborativo, a 'Revista São Borja', conta com a curadoria da Francine e boa parte dos material já existiam. Os textos do site são atemporais e salientam o viés criativo da autora, também conhecida por seus títulos oficiais de 'Cidade Histórica', 'Terra dos Presidentes' e 'Capital Gaúcha do Fandango'. "O conteúdo mostra que o local tem muito a apresentar, uma história linda a ser contada e que pode ser relatada de uma forma criativa, colaborativa e que valoriza o que já foi produzido por meio da pesquisa e da curadoria", explicou Francine.

A mestranda explica que o site é fruto de seu trabalho acadêmico que segue a linha de pesquisa 'comunicação como indústria criativa', sendo um campo capaz de criar um produto ou serviço a ser entregue à população. A professora Renata Corrêa Coutinho destaca que a aluna deu ênfase para a construção de um novo olhar sobre o Município. "A proposta da Revista São Borja é a de agregar informações relevantes, capazes de potencializar uma imagem positiva entre os moradores e instigar potenciais turistas a conhecerem a cidade", relata.

Francine, que hoje mora em Novo Hamburgo, deixa claro que a revista tem total objetivo de valorizar e promover a cidade, sem qualquer cunho comercial e ainda acrescenta que o trabalho, também, tem a ver com gratidão. "Fazer um projeto para São Borja é uma forma de retribuir a oportunidade que estou tendo ao voltar à minha terra natal para ter acesso a um curso de pós-graduação profissional gratuito e de alta qualidade, em uma grande instituição de ensino", revela. 

Para acessar o site clique aqui.

Comentários