Após cancelamento de debate, Rádio Caxias divulga posicionamento

Segundo manifestação, candidatos optaram por priorizar outras agendas, sem nenhuma justificativa para o encontro

18/10/2024 16:00
Após cancelamento de debate, Rádio Caxias divulga posicionamento /Crédito: Reprodução

Na última quinta-feira, 17, a Rádio Caxias emitiu um comunicado lamentando o cancelamento do debate eleitoral do segundo turno para a prefeitura de Caxias do Sul. Pela primeira vez a emissora, que conta com 78 anos de história, não pode transmitir o embate entre os candidatos da cidade. Segundo registra o posicionamento, Adiló Didomenico (Coligação Juntos por Caxias, juntos no rumo certo) e Maurício Scalco (Coligação O Futuro é Agora) optaram por priorizar outras agendas, sem nenhuma justificativa para o cancelamento. 

O encontro com os candidatos estava marcado para acontecer em 24 de outubro. Conforme está no texto, para a Rádio, a decisão de cancelar o debate ?é lamentável e destoa do ambiente democrático que tem permeado a política em Caxias?. Apesar de tentativas da emissora em buscar por soluções, representantes das coligações não retornaram o contato, o que impediu qualquer possibilidade da realização do debate.

Ainda conforme a nota, a Rádio Caxias reafirma o ?compromisso em continuar oferecendo uma cobertura eleitoral de qualidade e em manter o foco nas pautas que mais interessam à população de Caxias do Sul?. Parte do texto registra, também, que ?o intuito da emissora é garantir um Jornalismo ético e profissional?. 

Posicionamentos 

A reportagem de Coletiva.net procurou os representantes de Comunicação de ambos os candidatos, a fim de entender a decisão da não ida ao debate. A assessoria de Adiló retornou aos questionamentos: ?Não houve como conciliar as datas e portanto não tinha como se realizar tal debate. Em contrapartida propomos que a rádio Caxias participasse em conjunto com outros meios de Comunicação em debates já agendados e não foi aceito.? 

Em pronunciamento para o portal, a equipe de Assessoria de Comunicação de Maurício manifestou: ?Não fizemos presença uma vez que acreditamos que fosse impossível, para ambos os candidatos, oito debates em 14 dias. Por isso, decidimos, em conjunto, realizar apenas quatro deles. Propomos para todas as emissoras que os demais encontros fossem em conjunto, a fim de cumprir as agendas. No entanto, a Rádio Caxias não aceitou e alegou que neste dia estavam garantidas entregas comerciais. A nossa equipe, contudo, entende o ponto de vista e lamenta o ocorrido.?