Caxias do Sul recebe tecnologia de Internet das Coisas

Equipamentos possibilitarão que até 30 mil equipamentos possam se comunicar de forma simultânea

Ademar Scariot, Sandro Wegner, Thiarlei Macedo, Geraldine Fonseca, João Paulo Colleoni - Rodrigo Onzi

Nesta semana, Caxias do Sul foi contemplada com antenas que possibilitarão a tecnologia chamada 'Internet das Coisas (IoT)' - uso de uma rede de comunicações de objetos físicos, veículos, prédios e outros que possuem sensores e conexão e é capaz de coletar e transmitir dados - na cidade. Os materiais, viabilizados pela Trino Polo, entidade que reúne empresas de TI da região, cobrirão a maior parte da área urbana, permitindo que até 30 mil equipamentos possam se comunicar de forma simultânea.

Dentre as cidades brasileiras, Caxias do Sul é a primeira a receber três aparelhos. Duas antenas já foram instaladas e garantem a cobertura de aproximadamente 80% da área urbana. Tal iniciativa possibilita que, mesmo equipamentos que estejam em áreas sem acesso à internet tradicional (celular, cabo ou wifi) possam continuar se comunicando em rede. Além disso, é uma plataforma livre, pública e gratuita para uso da comunidade.

Para o presidente do Trino Polo, Thiarlei Macedo, é um marco de transformação para Caxias do Sul se tornar uma cidade inteligente. "Esta ação está democratizando a tecnologia e o acesso à comunicação de dados para milhares de pequenas empresas do município, que sozinhas não teriam condições de prover uma infraestrutura tão sofisticada", destacou.

A terceira antena será disponibilizada a partir de 23 de novembro, durante o evento 'Desafio 48h de Inovação', realizado com a proposta de criar e desenvolver soluções para a indústria, varejo e segurança da informação utilizando IoT. O encontro será aberto para empreendedores, programadores, designers, profissionais de comunicação e quem tiver interesse no assunto.

Comentários