Festival de Cinema da Fronteira divulga programação completa

Evento ocorre em Bagé, Rivera e Santana do Livramento entre 27 de novembro e 2 de dezembro

Frame do filme 'A cabeça de Gumercindo Saraiva' - Divulgação

Ao completar uma década de existência, o Festival Internacional de Cinema da Fronteira divulgou a programação completa do evento que ocorrerá em Bagé, Rivera e Santana do Livramento entre 27 de novembro e 2 de dezembro. Neste ano, cinco longas-metragens integram a mostra competitiva de produções latinas e seis serão exibidos fora de competição. A mostra internacional de curtas conta com 35 filmes de mais de 20 países, com destaque para obras cinematográficas em língua espanhola. A organização informa que, ao todo, mais de quatro mil títulos foram inscritos nesta edição.

O evento se inicia em 27 e 28 deste mês em Santana do Livramento e Rivera, e continua de 29 de novembro a 2 de dezembro em Bagé. Dentre as ficções que estão na competição estão a coprodução internacional 'Cuadros en la Oscuridad', da argentina Paula Markovitch, que estreia no Brasil no Festival da Fronteira, e 'El Premio', da mesma diretora, que será exibido fora de competição.

Também estão na programação a exibição das produções 'Rasga Coração', de Jorge Furtado; e 'Meio Irmão', de Eliane Coster. Do gênero documentário, integram 'Humberto Mauro', de André di Mauro, e o português 'O Labirinto da Saudade', de Miguel Gonçalves Mendes. "A curadoria buscou dar representação aos interesses centrais que vêm caracterizando o festival nesta década de trajetória", explica o jornalista e curador do evento Roger Lerina. "Entre eles estão o destaque para a nova geração de realizadores brasileiros preocupados em fazer um cinema mais autoral, o reconhecimento ao trabalho de mestres cuja obra contribuiu para avançar a linguagem dos filmes e das artes em geral e a missão de proporcionar ao público filmes inéditos de qualidade", lista.

Fora de competição, está o documentário 'A Destruição de Bernardet', de Claudia Priscilla e Pedro Marques. Falecido em setembro, o ator gaúcho Leonardo Machado será lembrado com a exibição de um de seus últimos trabalhos, 'A Cabeça de Gumercindo Saraiva', de Tabajara Ruas.

Também haverá mostras de filmes locais e universitários, além de apresentações de músicos regionais. O show de encerramento ficará por conta da cantora Adriana Deffenti. A realização é da Associação Pró Santa Thereza e do Centro Histórico Vila de Santa Thereza, com produção da Anti Filmes. O festival tem direção artística do cineasta Zeca Brito, curadoria de Lerina e dos cineastas Frederico Ruas e Maria Elisa Dantas. Mais informações estão disponíveis na página www.fb.com/festivaldafronteira.

Comments