O 4º Festival de Cinema de Canoas anuncia a abertura de inscrições para a mostra competitiva de filmes. De maneira gratuita e até 20 de setembro, realizadores audiovisuais do Rio Grande do Sul poderão inscrever curta-metragens para o evento, que ocorrerá de 11 a 15 de novembro. Nesta edição, o foco está na diversidade das linguagens audiovisuais, sendo aceitos os curtas de até 25 minutos produzidos até janeiro de 2024.
As produções serão distribuídas nos gêneros de ‘Animação’, ‘Documentário’, ‘Experimental’ e ‘Ficção’. As obras selecionadas competirão em quatro categorias: Estadual, Municipal (para produções e diretores de Canoas), Universitária e Estudantil, esta última com seus filmes já selecionados na mostra Curta Fecic, realizada em julho. Cada realizador pode inscrever até dois filmes, inclusive materiais que ainda estejam em processo de finalização.
As sessões de exibição da mostra, debates, oficinas, palestras e homenagens ocuparão a região central da cidade, acontecendo no Teatro do Sesc Canoas, no Auditório Sady Schwitz e na Casa de Artes Vila Mimosa, entre outros espaços. Os filmes em competição serão avaliados pelo Júri Técnico, Júri da Crítica e público, que formará o Júri Popular responsável por entregar o ‘Troféu Cine Porcello’. As premiações contemplarão o ‘Melhor Filme’ e os destaques técnicos em ‘Direção’, ‘Roteiro’, ‘Fotografia’, ‘Atuação’, ‘Trilha Sonora’ e ‘Desenho de Som’ em cada uma das categorias, somando a distribuição de 32 troféus.
Para o idealizador e coordenador do evento, Alexandre Derlam, esta e as próximas edições serão dedicadas a disseminar as exibições pelos espaços de convivência e equipamentos culturais do município. “Queremos que os canoenses conheçam e se orgulhem do seu festival. Temos consolidado uma atuação significativa junto às escolas e aos estudantes; agora, vamos expandir os locais de exibição pela cidade, para que o público geral se aproxime, se divirta e valorize a riqueza do audiovisual gaúcho”, argumenta. O regulamento completo e as inscrições estão disponíveis exclusivamente pelo site , onde os interessados devem preencher o formulário digital.

