Festival de Cinema de Gramado afirma inscrição de 1.100 filmes nesta edição

Obras feitas no Rio Grande do Sul somam 149 produções, maior número da série histórica

Quantidade de obras gaúchas são destaque da edição - Crédito: Divulgação/Diego Vara/Agência Pressphoto

A organização do Festival de Cinema de Gramado anuncia que a 52ª edição, que será realizada de 9 a 17 de agosto, conta com 1.100 filmes inscritos. Os números representam um aumento de 7% nas mostras que consta com 679 Curtas-Metragens Brasileiros (CMB), 120 Curtas-Metragens Gaúchos (CMG), 114 Longas-Metragens Brasileiros (LMB); 158 Longas-Metragens Documentais (LMD) e 29 Longas-Metragens Gaúchos. Outro destaque é que 149 filmes são produzidos por cineastas no Rio Grande do Sul.

Essa novidade de contar com grande número de filmes inscritos com origem de produção gaúcha representa o maior índice da série histórica do evento em tempos de enchentes no Estado. Isso significa que, mesmo diante de desafios e adversidades, a produção cinematográfica local continua ativa.

A presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk, comenta que compreende a situação difícil que os profissionais do audiovisual e da cultura vêm enfrentando no Rio Grande do Sul. Apesar disso, ela fica feliz com os resultados positivos e agradece a confiança dos realizadores do evento. "Ter recebido esse número de inscrições em um momento tão difícil reforça nosso compromisso com o setor e nos garante a confiança para realizar mais um Festival", comenta.

Além de todos esses números divulgados, consta que as profuções de mais de 25 estados e do Distrito Federal estão entre as inscritas. Porém, Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul são os que concentram o maior número de produções.

 

Comentários