Grupo de Pesquisa de Jornalismo da UFSM organiza manual para cobertura jornalística de mudanças climáticas

Publicação será lançada na próxima segunda-feira, 31, em evento virtual com participação da jornalista Sônia Bridi

Minimanual - Reprodução

Integrantes do Grupo de Pesquisa Estudos de Jornalismo da UFSM, em parceria com o Grupo de Investigación Mediación Dialéctica de la Comunicación Social da Universidad Complutense de Madrid (MDCS, Espanha), organizaram o Minimanual para cobertura jornalística de mudanças climáticas. O material será lançado na próxima segunda-feira, 31, em evento virtual, às 18h, por transmissão ao vivo na página do Facebook do Observatório do Clima (OC).

Participarão do lançamento a jornalista e autora do livro 'Diário do Clima', Sônia Bridi, e a secretária-executiva do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas, Andrea Santos, com condução do coordenador de Comunicação do Observatório do Clima, Claudio Ângelo. Organizada pelas pesquisadoras Márcia Franz Amaral, Eloisa Beling Loose e Ilza Maria Tourinho Girardi, a publicação tem a proposta de chamar atenção para a urgência e necessidade de discutir a cobertura da crise climática. O guia é destinado a jornalistas, acadêmicos e estudantes e reúne recomendações e dicas para contribuir com a disseminação e qualificação da pauta ambiental no Brasil.

O minimanual é uma versão ampliada e em português do decálogo Los Medios de Comunicación y el Cambio Climático publicado na Espanha pelo MDCS e Ecodes (Fundación Ecologia y Desarrollo). Este material foi subscrito por cerca de 100 meios de comunicação espanhóis que se comprometeram a cumprir os pontos do documento, como El País, La Vanguardia, RTVE, Cadena SER e eltiempo.es. No Brasil, ele foi editado por uma iniciativa da pesquisadora Márcia Franz Amaral, que apresentou a proposta na reunião do Observatorio de la Comunicación del Cambio Climático na Universidade Complutense de Madrid, durante missão pelo CAPES Print (Projeto Institucional de Internacionalização). A versão brasileira do documento foi editada em parceria com o Grupo de Pesquisa Jornalismo Ambiental (UFRGS/CNPq) e traz recomendações inspiradas no material espanhol e verbetes técnicos ligados ao tema.  

Alunos de mestrado e doutorado dos dois grupos de pesquisa também participaram da produção de conteúdo e da edição do minimanual. O projeto gráfico e a editoração do e-book foram realizados pela acadêmica de Desenho Industrial Tayane Senna, e as ilustrações pela colega Polyana Santoro, do Laboratório de Experimentação em Jornalismo da UFSM (LEX), coordenado pela professora Laura Storch e pelo jornalista Lucas Missau. A obra é uma publicação da Editora Facos.

 

Comentários