Grupo Sinos lança documentário 'Estação Canoas - Nos Trilhos da História'

Média-metragem foi exibido no telão do Centro de Eventos do ParkShopping Canoas, na última sexta-feira, 30 de agosto

Lançamento do média-metragem - Reprodução

O Grupo Sinos promoveu o lançamento do documentário 'Estação Canoas - Nos trilhos da História' na última sexta-feira, 30 de agosto. O média-metragem foi exibido no telão do Centro de Eventos do ParkShopping Canoas para autoridades, convidados e comunidade e teve apresentação musical do projeto Trilhos Sonoros, orquestra formada por crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

O filme retrata a linha do progresso de Canoas, mostrando seu ápice em 1962, com a instalação da Refinaria Alberto Pasqualini e o seu desenvolvimento, consolidado com a inauguração de seis estações do Trensurb, em 1984. O documentário expõe como a vida tomou forma na cidade, como na vinda do Internato Agrícola São José, ainda em 1908, que, ao longo dos anos, tornou-se o Colégio La Salle.

Ainda, há entrevistas com personalidades do município, como o artista Vinicius Cassiano e o jornalista Antônio Canabarro Trois Filho. O diretor do filme, Andrei Fialho, destacou que a história de Canoas reúne um conjunto de fatos que simbólicos e que marcam a identidade do município. "O mais importante desse trabalho jornalístico foi ouvir pessoas que relataram suas vivências. Acredito que conseguimos boas lembranças orais que ficaram registradas nesse filme para acesso das gerações futuras", afirmou.

Participaram do evento o prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busato; o gerente-geral do Diário de Canoas, Marcus Negrini; e o jornalista Andrei Fialho.

Comentários