Jornal NH prepara reformulação para esta quinta-feira

Veículo passa a adotar um perfil de edição que mescla informação, análise e opinião

Jornal NH - Reprodução

A partir desta quinta-feira, 26, o Jornal NH estará de cara nova. Ainda sem revelar detalhes das mudanças, a equipe do veículo afirma que elas não serão apenas na parte gráfica. O conceito visa a entender as necessidades do leitor e propõe informação, análise e opinião, onde e como a audiência quiser.

Com as alterações, o veículo pretende disponibilizar notícias mais rápidas em seu site, com imagens, programas e produtos sob medida na plataforma de vídeo, interação e conexão em redes sociais. Além disso, a publicação ganha reforço de novos colunistas, conteúdos e um projeto gráfico reformulado. As mudanças são resultado de estudos feitos a partir de grupos de trabalho envolvendo profissionais das áreas de jornalismo, comercial, circulação, produtos digitais e marketing.

O presidente da Diretoria Executiva do Grupo Sinos, Fernando Gusmão, mostra-se empolgado com a reformulação. "Certamente é o mais inovador e completo reposicionamento dos nossos veículos, valorizando a importância e a tradição do formato em papel e colocando a empresa, definitivamente, no nível de excelência que a operação digital exige", observa.

De acordo com o comunicado da empresa, o trabalho jornalístico, agora, é pensado de forma integrada, "respeitando os momentos de contato com o leitor e com os anunciantes, mais do que definindo horários de fechamento de acordo com a lógica industrial". Conteúdos exclusivos, com linguagens próprias do ambiente digital, passam a ter mais relevância na publicação, ao passo que as hard news recebem mais importância.

Para colocar em prática as mudanças, a área de jornalismo passou por uma transformação. "Há uma sinalização muito clara da empresa de que o impresso segue extremamente relevante, mas que isso não basta e que, por isso, o digital, de uma vez por todas, adquire um novo status para que nossos assinantes e clientes sejam atendidos por completo", destaca Gusmão.

Somam-se ao time novos profissionais que buscam atender aos requisitos do jornalismo moderno e se estabeleceram novos horários de trabalho para que a operação multimídia funcione plenamente desde as primeiras horas da manhã. A própria redação do Jornal NH passou por uma reforma física, adotando um posicionamento de profissionais que respeita uma lógica mais eficiente de produção e que usa permanentemente como referência painéis de audiência, instalados em posição de destaque e disponibilizando à equipe, em tempo real, informações relevantes para a produção multimídia.

Para auxiliar no projeto, foi chamado o consultor internacional Eduardo Tessler, sócio-diretor do midiamundo.com, que vem trabalhando desde fevereiro na reorganização editorial da empresa. Tessler é o responsável pelas inovações dos veículos do Grupo Globo (Rio de Janeiro), do Correio da Bahia (Bahia), além de diversas empresas de comunicação no exterior, como o italiano La Stampa, o português Expresso e o argentino Rio Negro. O Grupo Sinos contratou também o talento do designer de jornais espanhol Antonio Martín, premiado pela SND (Society of News Design) em projetos de jornais como Libération (França), Corriere della Sera (Itália) e O Popular (Goiás).

Comentários