Nos últimos dias ocorreram mudanças na grade de profissionais do Grupo Sinos. Recentemente, os jornalistas Camila Souza, Gabriel Renner, Renata Strapazzon e Susi Mello foram desligados da empresa. A equipe de reportagem do Coletiva.net procurou os profissionais mencionados e a empresa para conversar sobre o ocorrido.
Um novo momento se inicia
Camila conta que atuou por quatro meses como editora-executiva na revista Like Magazine. ?A relação com a equipe era boa e foi um período de aprendizados interessantes. No entanto, acredito que houve um desalinhamento mútuo de expectativas e quebras abruptas de projetos desenhados no momento da contratação. Isso pode ter gerado, também, um desalinhamento de objetivos?, comentou a comunicadora.
Ela contou que recebeu com surpresa a notícia, mas que compreende que o Grupo Sinos vive um momento financeiro difícil, precisou reduzir custos e optou por seguir com quem tem mais tempo de casa. O desligamento ainda lhe incentivou para algo que já desejava, que era a mudança para São Paulo, onde seguirá trabalhando com Jornalismo de Moda.
Experiências no Grupo Sinos
A história de Gabriel na empresa passou por duas etapas: em um primeiro momento, onde iniciou como estagiário, trabalhou no parque gráfico e, posteriormente, integrou a redação, editoria de arte, período que durou por seis anos. Após isso, o jornalista passou pela Zero Hora, onde permaneceu por 12 anos e, em 2021, ele retornou ao Grupo, inicialmente como chargista e, depois de um ano, ingressou presencialmente como diagramador especial.
?O que posso dizer de marcante agora é que percebo o Grupo Sinos muito empenhado com o ambiente digital, e alcançando números muito relevantes. Pude aprender muito sobre estratégias com algoritmos com a equipe do digital?, mencionou o entrevistado. Ele ainda contou que ficou um pouco triste por ter perdido esse espaço da charge diária, mas que acredita ter cumprido o papel durante o tempo que as fez. ?Tenho praticamente 22 anos contínuos de redação. É um ambiente que amo, apesar de contaminado por burocratas carreiristas, já aprendi a lidar com isso. A idéia de futuro permanece a mesma: seguir trabalhando com o que gosto?, afirmou.
Após três décadas o fim de um ciclo
Susi integrou a equipe do Grupo Sinos por 35 anos, onde nos primeiros 17 trabalhou como repórter no Jornal Exclusivo e Revista Lançamentos. A trajetória conta com cobertura em feiras nacionais e internacionais no México, no segmento varejista do setor. Ainda na primeira fase, reportou no Jornal NH por um ano.
Após, a jornalista se desligou e retornou, atuando por mais 17 anos. ?O meu foco mesmo sempre foi uma repórter raiz. Sempre gostei de contar histórias. Para mim, matérias sem cases não são matérias?, disse a entrevistada. Ainda mencionou que a diversidade de pessoas não pode ficar de lado, por isso, se intitulou "repórter dos cases".
A área da cultura era seu forte, na qual entrevistou diferentes artistas e, nos últimos anos, produziu a programação de lazer do que fazer no final de semana na região. Além da editoria 'Comunidade', editou 'Suplemento Infantil Popinha' e os cadernos 'Turismo' e 'Viver (Saúde)'.
Desde 2023, tem formação em Técnico em Paisagismo, onde já vinha fazendo material e vídeos com dicas sobre esse assunto. ?Tenho muita paixão por essa área de paisagismo e o jornalismo também me fascina. Meu projeto não é ficar parada. Estou com as portas abertas para o mercado?, concluiu.
A jornalista Renata Strapazzon também foi procurada pela reportagem de Coletiva.net, mas preferiu não se manifestar sobre o desligamento.
Posicionamento do Grupo Sinos De acordo com o diretor Executivo da instituição, Igor Müller, a empresa está constantemente em transformação. As rotinas de produção e distribuição de conteúdo estão mudando, o que pode exigir movimentos pontuais nas equipes. ?De fato, nos últimos dias, fizemos um ajuste na redação do Jornal VS, outro na do Jornal NH, um na de produtos segmentados e um no time de diagramação dos impressos?, contou. Ainda pontuou que pelo menos duas dessas vagas serão repostas em breve, de acordo com as novas demandas impostas pelo mercado leitor e audiência.
O diretor mencionou o agradecimento aos colegas que deixaram as equipes, afirmando que todos são grandes profissionais e que sempre respeitaram as regras do bom Jornalismo. ?Também reafirmamos o compromisso do Grupo Sinos com a produção de conteúdo local de qualidade, com credibilidade e relevância, seja no papel, no rádio, no digital ou nas redes sociais?, acrescentou. Ainda para os próximos dias, ampliarão a presença no Vale do Paranhana e passarão a contar com um jornalista baseado na cidade de Taquara para produzir conteúdo especialmente sobre aquela região.