Rádio Venâncio Aires sai do ar devido a furto de cabos

Torre da emissora que opera em sintonia AM foi invadida nesta madrugada

Emissora voltou a operar por volta das 13h - Reprodução

Após furto de cabos de sua torre na madrugada desta sexta-feira, 30, a Rádio Venâncio Aires, que opera em sintonia AM, amanheceu fora do ar. Conforme o locutor Moacir Alberto Eisermann, quando a primeira parte da equipe chegou para trabalhar às 5h constatou o problema. "Para conseguir arrancá-los, puxaram os fios e acabaram danificando outras peças, o que prejudicou a transmissão", detalha.

Segundo o radialista, o local já havia sido alvo de criminosos outras duas vezes na última semana. Nessas ocasiões, contudo, os materiais levados não afetaram o funcionamento da rádio. Entretanto, como desta vez houve percalços, uma equipe técnica foi acionada e trabalha desde o início da manhã para consertar os equipamentos. Por isso, nas primeiras horas do dia, o veículo funcionou somente pela internet. Informações obtidas por Coletiva.net dão conta de que a transmissão voltou ao normal por volta das 13h. 

Entidades representativas se manifestaram contra o ocorrido. A Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (Agert) prestou solidariedade à Rádio Venâncio Aires, e lamentou que o fato, "além de trazer prejuízos materiais, fez com que a população da cidade ficasse muitas horas sem poder receber as informações da comunidade". O Sindicato das Empresas de Rádio e TV do Rio Grande do Sul (SindiRádio) também emitiu uma nota de repúdio ao acontecimento e lastimou "o avanço da criminalidade, pois atacar uma empresa de radiodifusão é atacar a liberdade de imprensa".

Confira as notas na íntegra: 

A Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (Agert) presta solidariedade à Rádio Venâncio Aires, vítima de ação criminosa em suas instalações no parque de transmissão, que levaram a emissora a ficar, por motivos técnicos, fora do ar, sem poder transmitir sua programação normal.

Este lamentável fato, além de trazer prejuízos materiais, fez com que a população da cidade ficasse muitas horas sem poder receber as informações da comunidade. Felizmente, a Rádio Venâncio Aires já voltou a operar. Esperamos que tal fato não se repita mais com nenhuma emissora gaúcha.

 

O SindiRádio - Sindicato das Empresas de Rádio e TV do RS manifesta o seu total repúdio diante da ação criminosa sofrida pela Rádio Venâncio Aires, que resultou em danos graves nas fiações e comprometimento de transmissão, provocados nas instalações da emissora. O crime, que causou diversos prejuízos ao parque de transmissão, ocasionou, ainda, por motivos técnicos, que a Rádio ficasse sem condições de transmitir sua programação normal.

O SindiRádio lamenta profundamente o avanço da criminalidade, pois atacar uma empresa de radiodifusão é atacar a liberdade de imprensa. Lamentamos, especialmente, pelos ouvintes que foram prejudicados com a perda do sinal da emissora. Somente neste ano, é o terceiro ato criminoso contra Plantas Transmissoras de Rádios no Rio Grande do Sul. Recentemente, a Rádio Viva, em Farroupilha, e a Rádio Jovem Pan, em Montenegro, também sofreram ataques danificadores aos seus sistemas irradiantes.

Esperamos que os autores deste crime sejam responsabilizados perante a justiça e recebam a devida punição. Enquanto entidade que representa o setor, o SindiRádio oferece apoio total à Rádio Venâncio Aires.

Presidente do SindiRádio, Christina Gadret

Comentários