Santa Maria Vídeo e Cinema está com inscrições abertas

Edição terá como tema 'Cinema para todas' e buscará refletir sobre a mulher como protagonista na produção audiovisual

A 13ª edição do Santa Maria Vídeo e Cinema (SMVC) ocorrerá entre  29 de outubro e 3 de novembro e está com inscrições abertas até 13 de setembro pelo site www.smvc.com.br. O evento deste ano tem como tema 'Cinema para todas' como uma reflexão sobre o protagonismo da mulher no audiovisual. 

O regulamento prevê que os curtas-metragens devem ter, no máximo, 25 minutos de duração, incluído os créditos. Além disso, devem ter sido finalizados a partir de 1º de janeiro de 2018. Outro destaque é que serão aceitos apenas curtas que não foram inscritos em outras edições do SMVC. As produções podem ser categorizadas como Animação, Documentário e Ficção, e inscritas para a Mostra de Santa Maria e região, para a Mostra Nacional, ou para ambas. A organização informa que a programação de mostras não competitivas será informada até as datas do festival.

Poderão participar das mostras competitivas realizadores e realizadoras com nacionalidade brasileira ou com naturalização no País há mais de dois anos, em situação legal, com quantos trabalhos quiserem, desde que não sejam promoção institucional ou empresarial. Ainda, os trabalhos inscritos serão aceitos somente se forem falados, dublados ou legendados em português e a Mostra de Santa Maria e região só aceitará obras de cidades com até 70 quilômetros de distância de Santa Maria.

O SMVC é realizado pela Filmes de Junho Produtora, pela IdeiaAção Design e Planejamento e pela Padrinho Conteúdo e Assessoria. O diretor-artístico do festival, Luiz Alberto Cassol, destaca que a edição de 2019 quer fazer uma reflexão sobre o protagonismo da mulher nas mais diferentes funções do audiovisual. "É preciso reverberar isso sempre e refletir sobre esse lugar de fala", enfatiz. 

A escolha do vencedor do Prêmio Clayton Coelho de Direitos Humanos ficará sob responsabilidade da Comissão Organizadora e a entrega do Troféu Cineclube Laterninha Aurélio, a critério da Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria e da Comissão Organizadora (Cesma). Os curtas inscritos automaticamente passam a fazer parte do acervo do Santa Maria Vídeo e Cinema e a Comissão Organizadora poderá vir a utilizá-los em mostras itinerantes, sem fins lucrativos, em outras cidades, estados e países. As produções também poderão ser veiculadas em campanhas publicitárias de divulgação do SMVC, próprias ou de terceiros.

Comentários