Site Rio Grande TEM destaca cultura, empreendedorismo e informações da região

Plataforma independente na cidade de Rio Grande é comandada por Thuanny Cappellari e por Raphael Rickes

Rio Grande TEM - Divulgação

O site Rio Grande TEM ocupa o cenário local da cidade de Rio Grande, levando informação das principais notícias da região, do Estado e do País. O trabalho é desenvolvido pela jornalista Thuanny Cappellari, mestra em Comunicação Social pela PUC, e pelo desenvolvedor, programador e webmaster Raphael Rickes. A iniciativa de criar a plataforma de notícias surgiu da necessidade de informação local. Um dos anseios da comunidade e, também, como uma possibilidade e oportunidade do jornalismo de atuação independente.

"As pessoas que aqui vivem devem conhecer a sua própria cidade. Percebemos, por exemplo, que muitos comércios abriam as portas e fechavam, sem sequer, serem conhecidos por maior parte da população. Por isso, observamos nosso trabalho para além da atuação do jornalismo, e sim como uma força para a manutenção da cultura local", destaca Thuanny.

O Rio Grande TEM atua desenvolvendo estratégias de comunicação e divulgação para os pequenos negócios. Entre eles, a administração das redes sociais e criação de sites ou e-commerce. "Trata-se de uma tendência e uma necessidade de atualização ao mercado. Tudo muda constantemente, e é preciso estar preparado para acompanhar o novo comportamento do consumidor", explica Raphael.

O site divulga oportunidades de emprego, opções de lazer e gastronomia do município. Há também a seção 'É seu direito', que leva informação sobre direitos do cidadão, a seção que trata de 'Filosofia no cotidiano', proporcionando reflexões da vida e ainda, 'O Mundo da Duda', com relatos dos desafios enfrentados e descobertas de uma mãe de autista.

O Rio Grande TEM criou o 'Banner Solidário', para divulgação de ações de instituições carentes. A equipe conta com apoio de financiamento coletivo. Uma tendência na comunicação e forma de possibilitar o reconhecimento a quem prestigia o trabalho. Além disso, fazer jornalismo possui custos, e essa é também uma maneira de ajuda mútua para incentivar a informação profissional, ética, checada e com responsabilidade. Para apoiar, clique aqui

Comentários