Transformação da mídia foi discutida no Fórum Atitude Positiva

Participantes também debateram o Brasil pós-eleições na segunda edição do evento

Maria Carolina, Débora, Renato Martins, Max Haetinger e Klöckner

O papel da imprensa no bem-estar e na saúde mental da sociedade foi um dos temas abordados na segunda edição do Fórum Atitude Positiva. O Brasil pós-eleições e a transformação da mídia também foram assuntos levantados durante o evento, que ocorreu na última sexta-feira, 14, no auditório da UCS, em Canela. O encontro reuniu profissionais para, em conjunto, conversarem, ainda, sobre pautas positivas nos meios de comunicação e nas instituições, e o seu reflexo na vida dos espectadores. Neste ano, os painéis permearam o tema 'Brasil pós-eleições: que notícias queremos contar em 2019?'.

Um dos palestrantes foi o doutor em Ciências da Educação Max Haetinger, que defendeu que "as pessoas estão em um momento de saturação e, hoje, vemos modelos de noticiar fatos, de noticiar desgraças, que não se suportam mais". Ele analisou que, com tantas opções na internet, o público se afasta das notícias, o que, ao seu entender, é ruim, porque isso faz com que as pessoas também se afastem da realidade. Marcaram presença, ainda, a jornalista e apresentadora do SBT Esporte RS, Débora de Oliveira; o pós-doutor no Instituto de Estudos Jornalísticos Luciano Klöckner; e a doutora em Economia pela Ufrgs Maria Carolina Rosa Gullo.

Em sua participação, Klöckner falou a respeito da diferença entre sensacionalismo e notícia, o conceito de Jornalismo Protagonista e sua reflexão sobre o processo de produção de uma nota. Débora, por seu turno, discorreu sobre a humanização do Jornalismo e a condução de uma reportagem pelos seus diversos pontos de vista. Já Maria Carolina ABORDOU sobre o que se pode esperar da economia do País em 2019 e a necessidade de conscientizar sobre educação financeira ainda na escola. "Somos influenciados pela indústria do consumo e sua relação com a mídia. Educação financeira é uma competência que devia ser trabalhada pelas escolas. Com relação ao próximo ano, todo momento de ruptura causa otimismo e esperança que se possa gerar um novo momento econômico", disse.

O jornalista, professor e palestrante Renato Martins conduziu os debates e fez a curadoria do Fórum. Durante o evento, ele adiantou que, em 2019, pretende criar uma Escola de Comunicação Positiva e levar encontros como este para outras cidades do Brasil. O Fórum Atitude Positiva é resultado de ações e iniciativas que vêm sendo trabalhadas por um grupo de jornalistas, educadores e pesquisadores desde 2014.

Comentários