Martha Becker: A chave é estar feliz

Martha Becker realizou o sonho de ter seu próprio negócio e procura colocar uma boa dose de paixão em tudo o que faz. Não abre mão de uma vida saudável e principalmente de curtir bons momentos em família.

Martha Becker - Reprodução

Martha Viviane de Borba Becker é o nome completo dessa jornalista de 30 anos, ou melhor, "quase trinta e um" diz ela, mostrando seu belo sorriso. Nascida em Porto Alegre, em 25 de setembro de 1974, Martha Becker conta que teve uma infância muito feliz. "Chego a sonhar que estou andando pelas peças da casa onde vivi parte da minha infância", relata.  Para ela, o exercício de brincadeiras de rua e a convivência com pequenos bichos de estimação, como cachorro e passarinhos, os quero-queros que passeavam pelo pátio, a ajudaram no desenvolvimento de um lado criativo que ela exercita até hoje, na profissão. "Acredito que a pessoa que sou hoje é reflexo da infância saudável que tive", completa. 

Desde muito cedo, e por influência dos pais Evane e Sérgio Becker, Martha se dedica a trabalhos voluntários, como da Liga Feminina de Combate ao Câncer. Dedicação que a fez decidir o rumo profissional. "Para divulgar o trabalho da Liga freqüentava muitos veículos de imprensa e me apaixonei pelo poder social que poderia exercer através da comunicação".

O primeiro contato com a profissão veio através de um amigo que era Relações Públicas e a chamou para um trabalho de divulgação da marca francesa de cosméticos Anna Pegova. "Tinha apenas 17 anos mas, acho que por instinto, tive a idéia de pesquisar sobre a vida dela e descobri que ela se dedicava também às artes plásticas. Montamos então o espaço cultural Anna Pegova, com pequenos eventos para clientes onde apresentávamos recitais e exposições artísticas. Estava plantada uma sementinha", relembra com grande empolgação. 

E ela foi em frente, entrou para a faculdade de Jornalismo da PUC (Pontifícia Universidade Católica) e em seguida foi chamada para um estágio na TVE. " Foi minha grande escola", revela. "Aprendi que televisão não se faz sem uma equipe unida".

Assim que se formou, em 1996, foi contratada como apresentadora e repórter. Quatro anos depois trocou a TVE pela TV COM. Lá pôde novamente exercer sua grande paixão, trabalhar com assuntos ligados ao voluntariado. "Entre outras coisas produzia e apresentava o programa Passaporte Social, que mostra o trabalho realizado pelo terceiro setor, foi ótimo". Mas a vontade de ter o próprio negócio fez com que a jornalista abandonasse a televisão para montar sua empresa, a Martha Becker Assessoria de Comunicação, que neste ano completa seu quinto aniversário. Para comemorar não poderia ser diferente, está sendo colocado em prática o projeto "ComunicAmor", que vai presentear uma entidade social com um ano de prestação de serviços. "Uma comissão formada por profissionais formadores de opinião vai escolher entre as inscritas qual vai ser beneficiada", explica Martha.

Superfamília

Martha é daquelas pessoas muito ligadas à família. Tanto que divide a sociedade da empresa com a mãe Evane, que cuida da parte administrativa e financeira, o que, segundo ela, caracteriza uma união de talentos. "Nossa relação é de parceria e amizade, a gente se equilibra", diz Martha. O outro sócio, Gabriel Borges Fortes, ex-estagiário, cuida do atendimento. Com carinho fala também do pai, Sérgio, e do irmão mais velho, o advogado Marcelo, que ela define como um "superparceiro", além da cunhada Viviane, com quem diz ter uma relação de irmã. Mas a emoção maior surge quando lembra do sobrinho e afilhado, o pequeno Gabriel. "Ele é loiro de olhos claros, parece um anjinho", conta ela mostrando uma foto num porta-retrato sobre a sua mesa de trabalho. "Agradeço todos os dias a Deus pela família que tenho, se tiver uma boa base familiar, com valores definidos, você consegue passar pelas coisas boas sem se deslumbrar e pelas ruins sem enfraquecer", conclui.

Estilo "natureba"

Muito esporte e alimentação saudável fazem parte do dia-a-dia da jornalista. Pelo menos uma hora do seu dia é dedicado à atividade física, "malho de segunda a sábado e domingo procuro sempre dar uma boa caminhada" revela.

A alimentação é à base de frutos do mar, frutas e saladas. "Adoro filé de peixe com um limãozinho e salada". Mas tem que ser grelhado, porque não come nada frito, e detesta mondongo e carne-de-panela.

Estar perto da natureza também faz parte do seu estilo de vida. Sempre que pode vai a Santa Catarina, onde destaca a praia de Ponta das Canas. "Adoro a simplicidade, uma coisa que me dá muito prazer é um chimarrão, que sou viciada, na beira da praia, pegando um sol e batendo um bom papo com amigos," diz.

Quando está na Capital, aproveita as horas vagas para jantar com o noivo, o médico ginecologista Paulo Naud. Os dois gostam também de dançar, já que-segundo ela, "a dança aproxima o casal". Também gosta de ir ao cinema, prefere filmes leves e divertidos ou aqueles que " te fazem refletir". Para leitura, Martha gosta de livros ligados à profissão e ao espiritismo. " Sou católica, mas não acredito que a vida acabe aqui, tem que haver algo a mais", conclui.

Libriana - o signo da balança, esclarece -, ela se define como uma pessoa equilibrada e muito justa e diz se colocar muito no lugar dos outros. Entre as qualidades destaca a sinceridade e a fidelidade. Dos defeitos, gostaria de ser menos exigente consigo mesma e menos brava. "É difícil me tirar do sério, mas quando me tiram?" e cita que injustiça e falsidade são coisas que a tiram do sério.

Casamento marcado

No dia 10 de novembro, Martha e Paulo irão se casar. Os dois já foram noivos  três anos atrás, se separaram e há alguns meses se reencontraram. Dias depois decidiram pelo casamento. "Agora, mais madura, tenho certeza de que ele é o homem da minha vida, quero constituir minha família". Nos planos do casal estão dois filhos que pretendem "encomendar" em seguida. "Acho que ter filhos exige maturidade e agora me sinto preparada", comenta ela.

Profissionalmente, a jornalista só tem a comemorar. Uma parceria de negócios com a Ketchum Estratégia, de São Paulo, promoverá a atuação da Martha Becker Assessoria no mercado paulista. E a idéia é investir também no Rio Grande do Sul criando pequenos núcleos de trabalho em algumas cidades do interior do Estado.  "Amo meu trabalho e me dedico muito a tudo o que faço. Quando se tem paixão pelo que se faz geramos criatividade, alto astral e bons relacionamentos, o que é fundamental para quem trabalha com comunicação", diz ela, revelando como transformou um sonho em uma realidade de sucesso.

Comentários