Alexandre Skowronsky: Workfamily assumido

A publicidade é o que realmente lhe interessa, mas todo o tempo que sobra vai para família

O menino que corria pelos corredores da agência na procura de uma atividade, hoje está no cargo de diretor de uma empresa de comunicação. Mas, foi esse contato direto com o mundo da publicidade que o levou a escolher uma carreira em que o pai já atuava com desenvoltura. Alexandre Brandão Skowronsky chega aos 31 anos no comando da GlobalComm, empresa que está completando dois anos no mercado e buscando seu lugar entre as líderes na área da comunicação integrada. "Tenho certeza de que a publicidade é o que realmente me interessa como forma de crescer pessoal e profissionalmente", sustenta ao lembrar do caminho percorrido no setor. "As minhas férias eram dedicadas a fazer ´bicos` dentro das agências, nem que fosse grampeando cartazes para entregar aos clientes e veículos", diz.
Nesses 14 anos de atividades publicitárias, Alexandre teve a oportunidade de passar pelos diferentes segmentos dentro de uma agência. O contato com os clientes e a vontade por atuar no contato direto e na formulação de planos de comunicação o levou para o Atendimento. "Me sinto satisfeito em discutir posicionamentos, buscar soluções e formatar planos estratégicos junto aos anunciantes, sempre tendo como desafio chegar a soluções interessantes para eles", afirma. Formado na Famecos/PUC, ele teve na Martins+Andrade o espaço para estruturar sua ação. "Por 11 anos estive trabalhando na agência, com pessoas de extrema competência, como o Hesíodo Andrade, até o momento em que senti que era preciso mudar o conceito de trabalho e encontrar um referencial diferente de atuação no setor".
Família e paladar
O jovem Alexandre Skowronsky tem uma definição própria para suas características principais: "Sou um workhaolic e um workfamily, se existe algo semelhante", enfatiza ao comentar sua proximidade com a mulher Elisa e com o filho Nicolas, de quatro anos. Segundo ele, embora a agenda apertada e as constantes viagens o deixem fora de Porto Alegre com freqüência, todos os momentos de descontração fora do escritório são dirigidos a programas em que a família está presente.
Essa dedicação chega, principalmente, à cozinha. Alexandre se diz um gourmet e aposta no seu talento culinário. "Criamos até a Confraria Amigos da Cozinha, que se reúne mensalmente, principalmente depois que nosso grupo fez um curso com o chef argentino Marcelo Chaparro", ressalta. Ele até cita duas especialidades que adora elaborar para receber os amigos: salmão grelhado em folha de bananeira e ostras gratinadas. Para estreitar sua relação com o sabor, Skowronsky aguarda os finais de semana em que viaja para o seu "refúgio", em Atlântida. Lá, aproveita para se dedicar a um esporte radical: esqui-aquático.
Para ele, mais do que um esporte, é a oportunidade de se preparar para enfrentar o trabalho. "Essa modalidade esportiva faz com que o praticante esteja sempre dedicado a manobras em que a precisão e o preparo anterior são fundamentais, o que me ajuda a manter a concentração para assuntos de trabalho posteriores", revela. Ele também não deixa de lado as caminhadas. O convívio com a família e os amigos também tem como ingrediente a música. Para Alexandre, "um tempero de ritmos que ajudam a relaxar, sem importar se o que rola é Frank Sinatra ou novidades da dance music".
O publicitário apenas se ressente da falta de locais que possibilitem melhores condições e qualidade para assistir a shows musicais e até mesmo o teatro, que acaba conferindo em viagens. "Também busco tempo para manter-me atualizado nos assuntos que dizem respeito à comunicação, procurando ler livros de especialistas como David A. Aaker, Jack Trout ou Al Ries, e devorando alguns sites dirigidos a nossa área", reforça.
Conceitos e desafios
Dessa insistência pela renovação de padrões e conceitos na área de comunicação é que Alexandre retira os frutos para o futuro da GlobalComm. "A nossa agência nasceu para atender a uma idéia cada vez mais forte no mercado mundial, que é o atendimento dentro de um processo de comunicação integrada, em que soluções precisam vir através de planos complementares, que abranjam toda a cadeia de ferramentas disponíveis na propaganda e no marketing para alcançar objetivos globais", explica. Essa sede por enfrentar novos desafios está ligada ao já longo caminho percorrido no meio, embora a pouca idade. "Essa equação que busca integração total entre a agência, seu cliente, a marca e os seus consumidores é algo que sempre me interessou, e que fui alimentando com a experiência gratificante que trouxe do meu pai, Romualdo Skowronsky, que é tri: pai, amigo e colega", sustenta.
Junto à figura de referência familiar e profissional, Alexandre coloca o nome de Paulo Salles, que considera um dos maiores publicitários em atuação no país. Ao lembrar das batalhas de sua agência, o publicitário não nega que um dos cases que mais o empolga tem a chancela da empresa. "O trabalho desenvolvido para a indústria de calçados Piccadilly, que vem ganhando espaço e destaque na sua área de atuação no país e internacionalmente, tem sido uma referência de qualidade no trabalho, dedicação e de equilíbrio nas relações profissionais na agência", salienta. Por isso, o projeto que recebe as energias de Alexandre Skowronsky tem a ver com esse trabalho. "Mais do que estar entre as empresas líderes na área de comunicação integrada, quero ver a minha empresa sendo conhecida como um lugar especial para se trabalhar, para que todos os nossos colaboradores possam se realizar tanto pessoal como profissionalmente, num ambiente de compartilhamento de ações e de resultados", identifica.
Para alcançar seus objetivos e o sucesso, Alexandre entende ser necessária uma dose de perseverança e crença na capacidade de materializar seus objetivos. "Precisamos estar concentrados para fazer bem feito sempre, o que quer que seja, sem deixar de ser exigente e buscar a perfeição", ressalta. Dentro dessa avaliação, Skowronsky afirma que os valores da educação, como a integridade, a ética e a correção são imprescindíveis para que se possa envolver-se e vencer desafios, sempre com qualidade de vida".

Comentários