Clenir Wengenowicz: Busca pela modernidade

A incessante busca pela modernidade no mundo tecnológico de hoje é uma das marcas pessoais que a Diretora Comercial e de Marketing da Telefônica …

A incessante busca pela modernidade no mundo tecnológico de hoje é uma das marcas pessoais que a Diretora Comercial e de Marketing da Telefônica Celular, Clenir Rosa Wengenowicz, adquiriu nos últimos anos. Vencedora num mercado de competição mais do que acirrada, mostra que a ascensão feminina no alto da pirâmide das grandes empresas vem se consolidando a passos largos. Natural de Iraí (RS), Clenir formou-se em Administração de Empresas, na Ulbra, e partiu para uma especialização em Gestão Empresarial na escola de IESE, em Barcelona, que mantém convênio com a conceituada Universidade de Navarra. Na sala do 7º andar do prédio sede da Telefônica Celular, Clenir está rodeada por uma pequena parte do imenso contingente de mais de 360 profissionais que comanda, principalmente na área comercial da empresa. É junto a esse grupo que a executiva cultiva, e muito, os bons momentos de diversão durante o pouco tempo em que está desvinculada das tarefas que o cargo lhe designa. "Nós já abrimos um espaço de convivência, que nos leva, semanalmente, a agradáveis conversas em um happy hour cada vez mais tradicional, mas o espaço deve ser aproveitado apenas para o lazer, o trabalho fica de fora", garante. Quem lhe vê à frente de coletivas de imprensa, anúncios de novos produtos e programas da empresa, pode observar um estilo direto de tratar as singularidades de cada projeto. Talvez isso explique, por exemplo, o seu gosto pela velocidade e o seu esporte predileto: deslizar nas águas sobre um jet ski. "Sempre que posso estou aproveitando para me exercitar e descontrair com essas máquinas modernas", ressaltou ela. O cargo executivo também colabora na hora da escolha literária. Clenir tem dispensado boa parte do seu tempo de leitura para obras da área de business e comércio, mas não dispensa romances agradáveis. Ler é algo mais do que necessário em seu trabalho, diga-se de passagem. Ao chegar na empresa, um clliping gigantesco já a espera para os primeiros encontros do dia. Em casa, a adoração pelos aparelhos eletrônicos mais modernos a mantém bastante perto dos lançamentos em vídeo, mas o espaço para o cinema, principalmente aos domingos, é reservado sempre que possível. "Eu me acostumei a viver em um mundo tecnológico, por isso, tenho em casa DVD, TVs de tela plana, home Cinema e tudo o que possibilita assistir a bons filmes, de uma forma bem agradável", diz Clenir Wengenowicz. Essa modernidade também está no gosto musical revelado pela executiva da Telefônica. Segundo ela, músicas country, regionalistas e até o velho rock´n roll têm lugar garantido na prateleira de CDs. "Não gosto muito de reggae, mas no geral ouço coisas bem variadas", explica. Gosta de dançar ao ritmo desses sons, sempre em festas particulares, nas quais está rodeada pelos amigos. "Não sou muito de sair para dançar, embora receba muitos convites, para os mais diferentes eventos", salienta.
ASSUMINDO OS DESAFIOS
A escolha dos profissionais com quem trabalha é um referencial da atividade profissional desempenhada por Clenir Wengenowicz. De acordo com a executiva, é preciso estar rodeada por pessoas competentes. "Meu estilo de trabalho é centrada na delegação de funções. Desafio as pessoas para que mostrem ao máximo o seu potencial, sendo que o mérito é de todos ", resume. Por isso mesmo, tem com a equipe uma ligação direta para poder exercitar a divisão de responsabilidades e das vitórias alcançadas. Há 10 anos atuando no mercado de telefonia, Clenir conhece profundamente o desenrolar das últimas etapas dessa área. Está há quatro anos na Telefônica Celular, para onde foi depois de passar também pela telefonia fixa. "Trabalho desde os 14 anos e, anteriormente, cheguei a ficar um bom tempo como professora universitária, lecionando Marketing na Administração de Empresas, na Ulbra", lembra. Para ela, uma fase bastante importante de sua carreira, já que gostava de poder transmitir conhecimentos para outras pessoas, contribuindo para o próprio desenvolvimento da sociedade. Nesses últimos anos, Clenir disse ter comprovado o acirramento da disputa no mercado, em seus mais diferentes segmentos. A administradora reforça sua tese ao comentar que os consumidores também se atualizaram, estão mais exigentes e esclarecidos, o que obriga as empresas a prestarem serviços e lançar produtos que venham a atender esse novo perfil de consumo. "A segmentação é fundamental e a única forma de acertar o seu nicho para melhor conservá-lo e nele investir", assegura. Um assunto que não lhe chama diretamente a atenção é a política. Ao mesmo tempo, acredita que a abertura da economia trouxe para o Brasil uma fase muito importante. Para ela, acompanhando a globalização vieram os processos de redução da inserção do Estado em diversas áreas, o que foi constatado pelo incentivo às privatizações, que tanto renderam ao país nessa nova economia. "Essa abertura possibilitou o crescimento de uma maior mobilidade também para os trabalhadores, que passam a ter a chance de uma maior mobilidade dentro e fora do país de origem", sustenta.
PENSANDO NO AMANHÃ
Mesmo se dizendo satisfeita com a sua atual qualidade de vida, Clenir Wengenowicz acredita que, a longo prazo, poderá ainda realizar algumas atividades que, atualmente, não tem conseguido desenvolver. "Eu, individualmente, e sem nenhum vínculo com as empresas onde possa estar trabalhando, ainda desejo desempenhar ações de voluntariado, junto a entidades filantrópicas", revelou. Esse potencial de trabalhar pelo futuro de todos pode ter se manifestado antes, quando decidiu adotar a filha Cleusa, hoje com 13 anos. "O meu grande amor nessa vida", emociona-se. A filosofia de vida de Clenir é não dar espaço para os desafios se tornarem obstáculos, tendo em mente que eles sempre são superáveis, desde que haja perseverança. Para ela, o segredo do sucesso divide-se em querer aprender sempre e mais, todos os dias; confiar e delegar objetivos e funções para as pessoas que estão no seu grupo e encontrar fórmulas de potencializar e estimular a criatividade das pessoas com quem convive e trabalha. "Sou uma pessoa que, dizem, trabalha muito com a intuição. Por isso, acredito ter encontrado uma forma de fazer com que as idéias brotem do grupo", esclareceu a diretora comercial da Telefônica Celular, Clenir Wengenowicz.

Comentários