Gagá Celente:

A sua história está intimamente ligada a uma nova estrutura na área de mídia dentro da propaganda gaúcha. A dedicação a esse setor foi …

- Reprodução -

A sua história está intimamente ligada a uma nova estrutura na área de mídia dentro da propaganda gaúcha. A dedicação a esse setor foi sendo lapidada não só no trabalho dentro de agências, mas sobretudo em um longo convívio com milhares de futuros publicitários, durante quase 25 anos como professora e coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda da Famecos/PUC. Essa trajetória da diretora da Quatrocom, Maria da Graça Duhá Celente, a Gagá, é regada de um alto astral reconhecido pelos seus parceiros do mercado. "Sou uma pessoa bastante extrovertida e faço questão de repassar essa alegria para aqueles com quem realmente tenho relações afetivas maduras", salienta. Nascida em Rio Grande, essa libriana prefere dizer que tem "a idade que acho que tenho".

A sua vitalidade não deixa dúvidas quanto a essa concepção. "Sou formada na PUC, em 1966, na época em que o curso de comunicação era polivalente, o que te permitia trabalhar em qualquer uma das áreas atuais", diz. Sua carreira como publicitária já se desenvolvia desde 1963, quando entrou em seu primeiro emprego na suprema MPM. "Comecei como assistente de relações públicas, passando depois para a área de atendimento", lembra. Foi nessa época que iniciou o interesse por desenvolver um trabalho mais efetivo na área de mídia, que na época não tinha o mesmo potencial que hoje possui dentro das agências", acrescenta. Essa idéia teve sua formatação a partir de 1970, quando passou para a já extinta agência Impacto, onde assumiu o verdadeiro papel de mídia. "Mais do que fazer simples relatórios, era o momento de se aproximar dos veículos de uma maneira diferenciada, buscando oferecer novas fórmulas para os clientes e as agências aproveitarem melhor os espaços de veiculação", afirma.

Publicidade e música 

A saga publicitária está intimamente ligada à família de Gagá Celente. O marido, Elói, só recentemente deixou o trabalho nesta área para se dedicar às marteladas nos pregões de leilão. Os dois filhos, Eugênio e Elisa, também são publicitários. Eugênio trabalha na Starter, enquanto a Elisa está fazendo doutorado nos Estados Unidos e é professora de Publicidade na Universidade do Oeste de Santa Catarina, em Joaçaba. Em todo esse período de trabalho, apenas por quatro anos Gagá deixou a linha de frente do mercado, exatamente para cuidar dos filhos enquanto pequenos. "A vida de publicitária e professora não me deixava curtir os ´pequenos`, então fiz a opção por parar um pouquinho", argumenta.

Nesse mundo agitado em que procura manter-se equilibrada, Gagá não deixa de fora a diversão, sempre acompanhada pela música. "Adoro dançar, freqüentar lugares em que há música ao vivo e, claro, uma cerveja bem gelada, que é a minha bebida preferida para relaxar e descontrair", revela. A alegria musical também é contagiante nos momentos caseiros, principalmente nos finais de semana na praia de Atlântida. "O Elói e o Eugênio `arranham` alguns instrumentos, e com a Elisa ajudando com o canto, uma vez que é formada também em Belas Artes, conseguimos fazer boas festas com esse embalo", diverte-se. Por esse motivo, os shows musicais e o teatro são os eventos culturais preferidos de Gagá Celente. "Também adoro pinturas e sempre que podemos colocamos mais um quadro nos locais ainda disponíveis na casa", afirma. A presença do companheiro de todas as horas brilha também na cozinha. "Como posso dizer que não sei cozinhar, e ninguém lá em casa faz força para que eu aprecie essa arte, prefiro me deliciar com as experiências culinárias do marido, insuperável em qualquer prato que exista arroz envolvido", sustenta.

Bicicleta e praia 

Com a empresa Quatrocom partindo para o seu segundo ano de vida, fruto da bem-sucedida fusão entre a sua antiga agência Excelente e a Quatro Traços, Gagá Celente dedica-se, sobretudo, a levar a área de mídia para cima. "Desde que reativamos o Grupo de Mídia, que ficou praticamente doze anos parado, até 1995, tenho conseguido ver essa área crescer com boas experiências, como o Top of Mídia e o Papo de Mídia. "Começou com dez pessoas, em 99, e hoje já reúne até cem publicitários e pessoal de veículos mensalmente", comemora. Ao mesmo tempo em que vê crescer seu projeto profissional de consolidação da Quatrocom, Gagá vê afastar-se um pouco mais o projeto pessoal de ir, definitivamente, morar na praia de Atlântida. "É um lugar maravilhoso em que posso fazer outra coisa que adoro, que é andar de bicicleta tranqüilamente, algo que nem em pensamento posso me dar ao luxo aqui em Porto Alegre", revela.

Gagá Celente, no entanto, não se preocupa com esse retardo em alguns planos pessoais, uma vez que considera ter como segredo do sucesso nas suas ações "a possibilidade de fazer o que se gosta, trabalhando com quem gosta e vivendo feliz consigo mesmo". A publicitária, nesse momento, cita um personagem que é tido como uma unanimidade entre todos aqueles que desfrutaram de sua companhia dentro dessa área. "Tenho orgulho por algumas coisas simples, como ter aprendido muito e ser incentivada para continuar nessa área por uma pessoa como o Antônio Mafuz, além da honra de poder ver muitos de meus antigos alunos em posições de destaque no mercado e de desfrutar de um casal de filhos que me recompensa qualquer coisa".

Comentários