Por dentro

Propósito: Ousadia para transformar

Com três anos de atuação, empresa de Passo Fundo aposta em um modelo próprio de comunicação corporativa e já ultrapassa 50 marcas atendidas

Quem chega à sede da Propósito, em Passo Fundo, percebe rapidamente que a empresa quer ir além de uma agência de comunicação tradicional. A recepção da equipe à reportagem da Coletiva.net já deu pistas desse jeito de fazer: fomos recebidos com muito carinho, cafezinho e chocolates personalizados com a marca da empresa. Ao final da visita, ainda veio um presente, uma vela com aroma personalizado da Propósito.

O cuidado nos detalhes combina com uma das principais bandeiras dos sócios: a reputação. Para eles, a comunicação de uma empresa não está apenas no que ela publica ou na forma como aparece na imprensa. Está também na maneira como seus funcionários falam da marca, na relação com os clientes, na postura das lideranças e na experiência proporcionada por cada contato.

Fundada em 15 de agosto de 2023, a Propósito está em seu terceiro ano de operações e mudou de sede há cerca de um ano. O começo, porém, foi bem mais enxuto. No primeiro mês, os sócios alugaram uma sala e começaram a prospectar clientes. “Já fomos para a rua. Precisávamos ser conhecidos e prospectar”, contou Daniel Rohrig, responsável pela gestão e diretor de Reputação.

A estratégia tinha uma característica que permanece até hoje: estar próximo das empresas. “Temos muito essa cultura de ir aos escritórios”, explicou Daniel. Para ele, um dos principais ativos desse contato direto é a percepção — entender o negócio, seu momento e aquilo que precisa ser construído.

De colegas de mercado a sócios

Daniel, Lucas França e Silvia Brugnera já se conheciam profissionalmente antes de criarem a Propósito. Os três são jornalistas e haviam construído suas carreiras em Comunicação e Marketing. Foi justamente essa experiência que, segundo eles, trouxe a visão estratégica necessária para pensar a comunicação também como negócio.

Silvia, sócia da empresa, acumulava quase duas décadas de carreira e experiência em assessoria de imprensa, inclusive na instituição que hoje é a Atitus, além de atuação na área política. Na Universidade de Passo Fundo (UPF), atuou como supervisora da assessoria de imprensa. Lucas, por sua vez, atuava como supervisor de eventos da instituição. 

A ideia de abrir uma empresa era inicialmente uma brincadeira entre os três. Até que surgiu a oportunidade de colocar o plano em prática. Em agosto de 2023, a Propósito foi lançada. E a estreia já carregava uma preocupação que permanece no DNA da empresa: a forma como uma marca entra no mercado.

“Nós fomos o primeiro case”, resumiu Daniel. A ideia era apresentar a Propósito da maneira como pretendiam fazer com seus clientes: com estratégia, cuidado e intenção. “Como tu envelopa. O teu valor não é o que tu acha, é o que o outro sustenta.”

Reputação como ponto de partida

A Propósito trabalha com a premissa de que reputação não é uma parte isolada da comunicação, mas algo que atravessa toda a organização. A empresa atua com assessoria de imprensa, eventos e ativações, comunicação corporativa e gestão de reputação. Entre os trabalhos desenvolvidos estão projetos para a Una Construtora e Urbanizadora, Sicredi, cooperativas de Ibiraiaras e Tapejara, além de empresas e profissionais das áreas da saúde e inovação, entre outros.

Para Daniel, ainda existe um processo de amadurecimento do mercado de Passo Fundo em relação ao tema. A assessoria de imprensa já é uma ferramenta mais conhecida pelas empresas, enquanto os eventos corporativos aparecem como uma segunda escala. O desafio, segundo ele, é fazer com que os empresários entendam que reputação precisa ser construída de forma intencional.

Isso envolve desde a percepção do cliente até a maneira como o funcionário fala sobre a organização e como um líder se posiciona. “Legado é o principal produto da reputação”, pontuou Lucas.

É a partir desse conceito que nasceu também um dos projetos da Propósito: um videocast dedicado a discutir justamente o legado que empresários e lideranças desejam deixar. A empresa publica um episódio por mês e, até o momento da entrevista, quatro já haviam sido disponibilizados. Os capítulos estão disponíveis no YouTube e no Spotify, além de conteúdos no blog.

Unipropósito 

Hoje, a Propósito conta com sete profissionais. Daniel atua como diretor de reputação; Lucas está à frente da diretoria de eventos e ativações; e Silvia lidera a área de assessoria de imprensa e contas.

Os sócios salientam que a própria Propósito é tratada internamente como um cliente. Lucas lidera as contas, mas também participa do planejamento da comunicação institucional da empresa, que inclui endomarketing, calendário de ações, redes sociais, LinkedIn e blog. A empresa mantém ainda uma agência responsável por SEO e investe pontualmente em tráfego.

A capacitação da equipe também ganhou espaço. A “Unipropósito”, universidade corporativa da empresa, promove encontros com profissionais convidados. Entre os primeiros temas estiveram inteligência emocional e gestão do tempo. Em julho, o segundo módulo abordou SEO — conhecimento que pode ser aplicado tanto internamente quanto nos projetos dos clientes.

De indicação a retenção

No início da operação, a conquista de clientes aconteceu principalmente por indicação. Cerca de 90% dos primeiros trabalhos vieram dessa forma. Com o amadurecimento da empresa, porém, a estratégia comercial passou a olhar também para a retenção. Segundo Daniel, o índice atual é de 93%. Mais de 50 marcas já foram atendidas pela Propósito.

A empresa também trabalha com clientes atuais, ex-clientes e projetos pontuais. Do ano anterior para o momento da entrevista, a permanência de clientes ficou em torno de 70%. “Entendemos que o esforço é também manter. Não só captar”, ressaltou Lucas.

O planejamento estratégico da empresa começou a ser desenhado no ano anterior, com uma visão de onde a Propósito pretende chegar aos cinco anos. O documento reúne metas, ações e objetivos de negócio e serve de base para as decisões comerciais e de crescimento.

Experiência diferenciada 

Entre os projetos que ajudaram a consolidar a atuação da empresa na região estão eventos que procuram ocupar espaços e criar experiências para além da comunicação convencional. Em 2024, a Propósito realizou um evento voltado ao mercado da comunicação. A segunda edição, ocorrida neste ano, reuniu cerca de 150 pessoas, e a empresa já trabalha na organização da terceira para o próximo ano. 

Para os sócios, iniciativas como essa ajudam a mostrar ao mercado que a comunicação corporativa pode ocupar diferentes espaços e gerar experiências capazes de aproximar marcas, pessoas e comunidades.

A empresa entende que ainda não possui um concorrente direto com o mesmo modelo de atuação. A aposta é justamente reunir diferentes frentes em torno de uma mesma estratégia de reputação.

O espírito de quem empreende

Se há palavras que ajudam a definir a trajetória dos sócios, são sonho, ousadia, coragem e convicção. Para Lucas, “inquietação” resume parte importante de sua personalidade. O desejo de empreender, conforme ele, não nasceu apenas quando a Propósito foi criada. Desde pequeno, já encontrava maneiras de vender produtos e criar pequenas iniciativas.

Daniel chegou à reputação por outro caminho. Organizado desde cedo e interessado em gestão e finanças pessoais, passou a estudar mais profundamente o tema durante a trajetória profissional. A experiência no Jornalismo e no Marketing acabou se encontrando nesse percurso, até chegar a uma visão integrada da comunicação.

Silvia resume outro lado dessa experiência: empreender significa sair da zona de conforto. Ao deixar uma carreira consolidada em grandes empresas para construir o próprio negócio, ela conta ter aprendido a conviver com incertezas, tomar decisões e lidar com os medos que aparecem pelo caminho. Ao mesmo tempo, descobriu que era possível criar uma empresa alinhada aos próprios valores. “Crescemos juntos, e isso faz toda a diferença”, frisou.

Respeito como valor

Questionados sobre o que não pode faltar na Propósito, os sócios chegam a uma palavra: respeito. Para Lucas, o valor se aplica às pessoas, às organizações, aos sócios, às equipes e aos clientes. É também uma forma de reconhecer o investimento feito por cada empresa e respeitar sua história e seu tempo.

Daniel acrescenta que existe uma preocupação em fazer com que a equipe realmente “compre” o projeto do cliente. A proposta é que a comunicação seja construída de dentro para fora, com envolvimento e entendimento do negócio.

Esse cuidado também aparece nas relações internas. Os sócios contam que ex-colaboradores deixaram a empresa sem rusgas e que uma das profissionais que está saindo para empreender poderá, inclusive, tornar-se fornecedora da Propósito.

Acreditar para construir

No DNA da empresa, Daniel destaca uma palavra: acreditar. A Propósito nasceu, de acordo com ele, da convicção de que havia um caminho diferente para oferecer ao mercado. O desafio foi persistir enquanto esse modelo ainda estava sendo construído. 

“Resista” é uma ideia que acompanha essa trajetória. Hoje, ouvir de um cliente que a Propósito foi um “divisor de águas” é uma das confirmações de que a aposta inicial fazia sentido.

Lucas resume outra conquista: ver a comunicação ocupando espaço nas mesas das empresas e perceber que os clientes passaram a querer saber “o que a Propósito acha” e “o que a Propósito pensa”.

Um aprendizado diário

Para Matheus Moraes, consultor de Comunicação Corporativa da Propósito, atuar na empresa significa aprender diariamente com colegas, clientes, projetos e novas ideias. Segundo ele, um dos principais aprendizados foi compreender a comunicação como um modelo de negócio. Na prática, isso significa atuar como parceiro estratégico dos clientes, seja em gestão de reputação, assessoria de imprensa ou eventos corporativos.

O trabalho, explica, envolve apresentar cenários, caminhos e possibilidades para que cada empresa consiga se destacar em seu segmento. “A ousadia e o profissionalismo da Propósito” também aparecem, para Matheus, como fatores de motivação. Fazer parte de uma empresa que considera pioneira no Norte gaúcho em comunicação corporativa é motivo de orgulho. Para ele, os últimos três anos representam apenas o início de uma caminhada ainda longa.

O futuro logo ali

Do primeiro mês em uma sala alugada aos sete profissionais da equipe e às mais de 50 marcas atendidas, a Propósito passou por um processo de profissionalização sem abandonar a essência que os sócios identificam desde a fundação.

A empresa olha para os próximos anos com planejamento, metas e novas possibilidades de atuação. Mas, ao mesmo tempo, mantém a crença que esteve presente desde os primeiros contatos comerciais: é preciso sair da sala, visitar empresas, construir relações, ouvir e entender.

No fim das contas, talvez a melhor tradução da Propósito esteja justamente naquilo que os sócios defendem para seus clientes: não basta dizer quem você é. É preciso construir uma percepção que permaneça. E, na visita do Coletiva.net, essa preocupação apareceu até nos pequenos detalhes, do cafezinho aos chocolates personalizados e à vela entregue na despedida. Uma experiência cuidadosamente pensada para deixar uma lembrança. Assim como uma boa reputação.

Compartilhar:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Relacionados

CADASTRE-SE
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Aviso: se você optou por parar de receber nossos e-mails e deseja voltar à nossa lista, ou está com dificuldades para se cadastrar, entre em contato com a Redação pelo formulário Fale Conosco e informe seu nome e o e-mail que deseja incluir.