Jornalista norueguês estava em Austin e veio no SXSW por acaso

Jan Storo é crítico de cinema e escreve para o jornal Khrono, distribuído em universidades locais

Jornalista norueguês estava em Austin por acaso - Divulgação/Coletiva.net

Por Gabriela Boesel, enviada especial ao SXSW

O professor Jan Storo, da Universidade Oslo Metropolitan, na Noruega, estava em Austin e aproveitou para conferir a programação do SXSW. Na cidade desde a última semana, ele, que é crítico de cinema, conferiu o festival de filme do evento e deixa o local nesta quinta-feira, 14. Embora o South by Southwest não seja muito relacionado com o seu trabalho, ele disse ao Coletiva.net que não poderia deixar a oportunidade passar.

"Tem muita coisa para fazer e quando tu começas a entender e se localizar, já é hora de ir embora", lamentou o professor. Embora visite com frequência os Estados Unidos, esta é a primeira vez que se inscreveu para o SXSW. Para o ano que vem, porém, não sabe ao certo se voltará. "Mesmo conseguindo a credencial de imprensa, gratuitamente, os demais custos foram por minha conta, então vamos ver como será no ano que vem", disse.

Ainda que não seja sua zona de interesse, pretende escrever alguns artigos sobre o que viu no evento. "É um pouco difícil, pois muitos dos filmes que vi aqui vão demorar meses para estrear na Noruega", informou Jan, que contribui para o jornal desde que o veículo foi fundado, há seis anos. Ele foi convidado para escrever sobre cinema e, desde então, tornou-se crítico da sétima arte.

Distribuído em mais de 10 universidades norueguesas, Khrono é voltado às áreas de educação e pesquisa.

O SXSW é um conjunto de festivais de cinema, música e tecnologia, que acontece anualmente desde 1987. A cobertura internacional de Coletiva.net é proporcionada pelo apoio das marcas Banrisul e Dinamize.

Comentários