Prêmio reconhece projetos de gestão da Comunicação em escolas

Projeto do Colégio Marista Rosário, de Porto Alegre, recebeu Ouro

Projeto de comunicação do Rosário recebeu Ouro - Divulgação

O Sinepe/RS reconheceu nesta semana os vencedores das honrarias concedidas pelo sindicato, entre os quais está o Prêmio Gestão da Comunicação. O principal destaque foi para o Colégio Marista Rosário, de Porto Alegre, que levou o Ouro com o projeto 'Eu, repórter'. Também foram premiados os colégios Marista Santa Maria, de Santa Maria, que recebeu Prata com o case 'Acolher bem para criar vínculos'; e Farroupilha, de Porto Alegre, que angariou o Bronze com 'Todos somos educadores: a valorização dos diferentes profissionais que trabalham no Colégio Farroupilha'.

O evento, que ocorreu no Clube do Comércio, em Porto Alegre, também entregou o 13º Prêmio Responsabilidade Social e o 9º Prêmio Inovação em Educação. Foram destacados projetos inovadores em sala de aula, que utilizam metodologias ativas e novas tecnologias; iniciativas que engajam a comunidade escolar e a sociedade em prol do meio ambiente e da cultura; e estratégias eficazes para estreitar o relacionamento entre os públicos e captar novos alunos.

Ao todo, 35 instituições da Capital, região metropolitana e do interior foram premiadas e homenageadas. Outro destaque da noite foi a entrega do prêmio Instituição Destaque ao Colégio Farroupilha, de Porto Alegre. A instituição foi destacada por ter um projeto finalista em cada uma das três premiações.

Conheça mais sobre o projeto Ouro: Eu, Repórter

Com o objetivo de manter uma proximidade com os estudantes do Ensino Médio e oportunizar uma experiência prática com a área de Comunicação antes mesmo de ingressar na universidade, o Marista Rosário criou o Eu, Repórter. A iniciativa é desenvolvida pela equipe de Comunicação e Marketing e reúne os alunos em coberturas dos eventos da escola como: Feira do Livro, Festa Junina e campeonatos esportivos.

Após a divulgação da proposta do projeto, os inscritos participam de uma oficina de capacitação onde são abordados temas como: a função social do jornalista, critérios de noticiabilidade e a estrutura de um texto noticioso. A partir dessa formação, os estudantes escolhem as atividades que gostariam de cobrir durante o todo ano letivo e sinalizam para o setor de Comunicação.

Durante a cobertura, eles tiram fotos e redigem textos, entrevistam fontes e, após a edição de profissionais, as matérias são publicadas no site. Entre os resultados do projeto, está o aumento dos seguintes números: de participantes, de eventos cobertos, de matérias publicadas e de acessos no site. Confira as matérias produzidas pelos estudantes rosarienses neste ano.

Comentários