Twitter e Facebook tomam iniciativas para prevenir suicídios

Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio foi celebrado nesta terça-feira, 10

No Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, celebrado nesta terça-feira, 10, o Twitter reforçou o seu apoio à causa e anunciou ações em diversos países, que incluem a ampliação do serviço de notificação para dar apoio às pessoas que usam a plataforma. Já o Facebook, divulgou um conjunto de medidas para contribuir com a campanha. A companhia promoverá três mudanças para um debate mais franco sobre o tema e para tornar a rede social um ambiente mais seguro para pessoas com tendências suicidas.

No Brasil, por parte do Twitter, o perfil do Centro de Valorização da Vida (@CVVoficial) receberá do programa Ads For Good créditos gratuitos para que possa promover e ampliar o alcance de seus conteúdos, dando mais visibilidade à data e ressaltando sua importância. A plataforma também ampliou o serviço de notificação #ExisteAjuda, já disponível em 11 países, como Estados Unidos, Reino Unido, Austrália, Japão, Brasil e Espanha, e neste ano estreia na Suécia, Itália, Bélgica e França. A ferramenta visa dar suporte às pessoas que possivelmente estejam em situação de risco de suicídio ou automutilação, encorajando-as a procurar ajuda de entidades competentes na área.

Já pela rede social de Mark Zuckerberg, entre as ações, será contratado um especialista em saúde mental e bem-estar para trabalhar junto com a equipe de políticas de segurança da plataforma. Além disso, a empresa também pretende compartilhar sua ferramenta de monitoração de redes sociais, a CrowdTangle, com pesquisadores acadêmicos selecionados, que explorarão como o Facebook e o Instagram podem ajudar na prevenção.

O terceiro e último passo consiste em adicionar as orientações #chatsafe da Orygen em seu Centro de Segurança e em seções de ajuda do Instagram, caso algum usuário pesquise conteúdos relacionados ao suicídio ou à automutilação. O trabalho da Orygen baseia-se na criação de um pacote de recomendações para falar sobre suicídio de forma sadia.

Comentários