"As conversas na sociedade nascem no Twitter", diz gerente de Marketing do microblog

Bruno Brandão abriu a programação do Share Talks POA

"As conversas na sociedade nascem no Twitter", exclamou o gerente de Marketing no Brasil do microblog, Bruno Brandão, dando início à programação do Share Talks POA. No auditório do Prédio B da ESPM-Sul, o profissional argumentou com vídeos e registros de tweets sobre a representação que a rede social, que completou 12 anos de existência, tem na vida das pessoas, direta ou indiretamente.

A partir de vídeos institucionais, Bruno comprovou à plateia a diversidade de assuntos, faixas etárias e opiniões que estão reunidos no Twitter, salientando que todas as conversas no microblog podem ser encontradas na íntegra e de forma cronológica. "Há personalidades e pessoas comuns. Está tudo junto ali", destacou, reforçando que os usuários da plataforma ditam as pautas dos diálogos offlines e a própria mídia. Para exemplificar, contou que a gravidez de da princesa Kate Middleton foi confirmada por meio da rede social.

"Não é à toa que nosso slogan é 'O que está acontecendo?'." A afirmativa foi seguida de exemplos recentes, como a hashtag #Twelves, em referência ao nome do macaco do cantor Latino, que morreu atropelado. A partir disso, Brandão afirmou que a plataforma é uma fonte de conteúdo e de atualizações do que rola no mundo, além de servir como um espaço para celebração, reclamação de algo e mobilização política e social.

Outro ponto ressaltado foi o vetor de influência disponível aos usuários do Twitter, sem nenhum tipo de distinção. "Pessoas comuns têm uma ferramenta poderosa para transmitir mensagens", disse, lembrando que o usuário Carter Wilkerson perguntou a uma rede de fast food quantos retweets precisaria ter para comer, gratuitamente, por um ano, nuggets. Entrando na brincadeira, a empresa pediu 18 milhões de compartilhamentos, e ele conseguiu.

Ainda, mencionou alguns dados obtidos na plataforma, dando ênfase às informações que tratam da relação dos consumidores com as marcas. De acordo com Brandão, 45% dos clientes opinam sobre produtos no Twitter, enquanto 85% deles procuram se manter engajado com as marcas. Também contou que 91% dos usuários mencionam as empresas em suas mensagens no microblog. "Seja descoberto e faça parte das narrativas. Seja trend."

Ao final, deu dicas de como configurar estratégias na rede social, como definição de posicionamento, criação de pilares de conteúdo, mapeamento de momentos relevantes e uso de hashtags. Ainda, orientou a escrita de textos curtos e a produção de mensagens que deixem claro os objetivos de Marketing das marcas.

Comments