Janderson Pereira ministra palestra sobre inovar no Social Listening

Profissional do KoLab/WMcCann para a Coca-Cola realizou o segundo painel do dia

Após falar sobre o uso do Twitter para as marcas, a segunda palestra do dia foi conduzida pelo social listening na KoLab/WMcCann para a Coca-Cola, Janderson Pereira. Como inovar no cargo, com o mesmo nome da área, que consiste em analisar as redes sociais para saber o que estão falando sobre o produto, foi o tema do painel.

A função que trabalha com processos qualitativos e quantitativos, em multiplataformas, analisando tendências e, também, fatores culturais, sociais e pessoais tem o intuito de antever crises. De acordo com Janderson, "é entender em que contexto a sociedade e a marca estão inseridas a fim de achar os 'buracos'.

De acordo com ele, Social Listening não é monitoramento pois é um passo a mais do que olhar as plataformas, ou seja, é pesquisar, tratar, interpretar e, por fim, apresentar os dados para a empresa. Algumas técnicas que podem ser utilizadas consistem em buscar por hashtags no Twitter e no Instagram, assim como procurar por eventos sobre o assunto no Facebook.

A análise de redes, ou seja, fazer mapeamento é fundamental para gerar ideias. Dentre as principais ferramentas para utilizá-la estão a Python, Digital Methods Initiative (Dmi), R e Netvizz, pois evitam a busca por um programar. Um exemplo abordado foi a identificação de pautas no Youtube. Nele foram utilizados o API da plataforma, o programa R e o Dm, que proporcionaram criar um mapa a fim de conseguir uma conclusão sobre a dúvida.

Janderson também falou sobre como aumentar o alcance de forma contextualizada. Para isso, é preciso seguir a lógica do usuário, que pode ser exemplificada com a busca de artistas para escutar. Com esse intuito, o Spotify criou uma ferramenta que alerta aos usuários sobre músicos com sons parecidos com os da banda em que está ouvindo, por exemplo.

Para criar redes e conseguir laços com ela é preciso, segundo ele, identificar à comunidade sobre o assunto e buscar pelo conteúdo feito por essas pessoas.  Nesse sentido, exemplificou com o que foi preciso para saber o que estava acontecendo no show da Katy Perry, realizado no último domingo no Rio de Janeiro. Por fim, o social listening contou que buscou por palavras que remetiam a ele e teve o conhecimento, de casa, que a cantora norte-americana homenageou a vereadora Marielli Franco, morta na semana passada na cidade.

Comments