Ação colaborativa no SXSW: iniciativa busca encontrar soluções para o futuro

Projeto Me Convention é realizado em parceria entre o SXSW e a Mercedes-Benz

Ação colaborativa na SXSW 2019 - Divulgação/Coletiva.net

Por Gabriela Boesel, enviada especial ao SXSW

Com a proposta de entender o que as pessoas querem para o seu futuro e o do planeta como um todo, o Me Convention organiza, pelo terceiro ano consecutivo, uma ação colaborativa para aqueles que passam pelos corredores do Austin Convention Center. Com apoio da Mercedes-Benz e da organização do SXSW, o projeto consiste em um exercício de pensamento do público sobre o que deseja para os próximos anos.

Empatia, pensamento crítico, colaboração multidisciplinar e senso de comunidade estão entre as opções que as pessoas podem escolher como sendo prioridade para o futuro. Depois de eleger, é preciso pegar um barbante colorido que corresponde à palavra e seguir uma trilha, conectando o fio de acordo com o que se pensa referente a alguns questionamentos, tais como 'Isso melhora o balanço entre humanos e inteligência artificial?'; 'Isso torna o desenvolvimento científico mais acessível?'; 'Isso nos faz considerar nosso impacto no planeta?'; e 'Isso contribui para uma sociedade mais unificada?'.

A equipe de Coletiva.net entrou no clima e a editora do portal, Gabriela Boesel, escolheu uma palavra que muito  se discute e que, atualmente, tem ganhado os holofotes: Empatia. De cor verde neon, a linha seguiu quase sempre no número 4, nota máxima que se dá a cada questionamento. Ao final, os participantes podem tirar fotos ou fazer bumerangue no espaço ao lado do ambiente de experimento. Para encerrar a experiência, cada pessoa ganha um broche correspondente à palavra escolhida no início da brincadeira e uma bolsa biodegradável para guardar seus pertences.

Lançada em Frankfurt, na Alemanha, a iniciativa vem ganhando espaço no SXSW, sempre com uma experiência diferente, porém, todas focadas nas perspectivas de futuro. Ao portal, Daniel Dong, um dos embaixadores do Me Convention, explicou que a iniciativa visa a levantar informações que possam ajudar, quem sabe, a melhorar o futuro. "Nosso objetivo é buscar formas de entender o que as pessoas querem e o que fazem para que o mundo se torne um ambiente melhor para se viver", falou.

 

Comentários