Brand Experience do FIC 2017 foi a trilha que mais engajou nas redes sociais

Dinamize monitorou manifestações do público em tempo real com a nova ferramenta Live Buzz

As manifestações do público nas redes sociais sobre o Festival de Interatividade e Comunicação - FIC 2017 foram monitoradas em tempo real pela Dinamize. Dividido em três trilhas, contabilizando mais de 30 palestrantes, a que mais teve engajamento do público foi a Brand Experience, com 410 menções (38%). Depois, a Technology Experience, com 378 (35%) e, em seguida, a Design Experience, com 273 (27%). O evento ocorreu nos dias 5 e 6 de outubro no BarraShoppingSul, em Porto Alegre, e teve 1,3 mil inscritos.

De acordo com o relatório divulgado pós-evento, 4.892 itens foram monitorados no total, entre posts, vídeos, fotos e comentários no Facebook, Twitter, Instagram e demais redes sociais. O Facebook mostrou uma grande relevância para o festival, com 52,3% dos itens monitorados, seguido pelo Twitter, com 28,7%, e, depois, pelo Instagram, com 15,1%. Outro destaque foi a percepção de sentimento do público: 99,3% positivo. De acordo com a ferramenta, esse dado representa engajamento e afinidade do público com os conteúdos do evento.

Mais de um milhão de pessoas foram alcançadas durante os dois dias de encontro. Na quinta-feira, 5, foram 576.031, e, na sexta, 6, chegou a 560.437 pessoas. Dentre as publicações, quem mais interagiu foram os participantes (52%), contra os organizadores, com 48%. A ferramenta também identificou que o público feminino esteve em maioria, com 53,6%, contra 46,4% do masculino. O gráfico que aponta publicações, comentários e links por hora, mostrou que o pico do dia 5 foi às 16h, com 97 publicações. Na sexta, o máximo - 111 publicações - foi às 10h.

A partir do monitoramento, foi possível, ainda, avaliar as cinco palestras que mais movimentaram as redes sociais. A primeira foi a de Brian Solis (X-The Experience when Business meets Design); depois a de Silvio Meira (Sinais do Futuro Imediato); seguida de Luciana Bazanella (Megatrends!). Em quarto lugar ficou a de Fred Gelli (A Inteligência Artificial Mimetizando a Inteligência Natural); e a de Gustavo Nogueira (Fractal Perestroika) fechou o ranking.

O acompanhamento, que se iniciou uma semana antes do evento, foi realizado em parceria com a Associação Brasileira dos Agentes Digitais (Abradi-RS). Conforme o sócio e diretor-executivo da Dinamize, Jonatas Abbott, a intenção foi detectar o sentimento mais espontâneo dos usuários que falaram sobre o FIC 2017. A análise dos dados foi realizada por Luiz Antonio Veiga e a diagramação do infográfico ficou por conta de Francis Fussiger.

Comentários