Coletiva.net fica fora do ar devido a ataque a servidor

Portal de notícias está hospedado na Locaweb, que foi uma das vítimas

Ataque a roteadores derrubou diversos sites por todo o Brasil - Reprodução

O Coletiva.net ficou fora do ar por mais de quatro horas na tarde desta terça-feira, 2, devido a um ataque cibernético que atingiu mais de 70 modelos de roteadores, afetando, entre outros, a Locaweb, servidor que hospeda o portal. Por este motivo, o veículo online ficou sem atualização a partir das 15h30, impedindo, inclusive, o envio da newsletter diária.

A investida aconteceu a partir da descoberta de uma falha de segurança em aparelhos da D-Link, o que resultou em mais de 100 mil equipamentos infectados para roubar informações de mais de 50 sites. Foram afetados os maiores bancos do País, como Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, entre outros, além de provedores de hospedagem e até serviços de streaming, como a Netflix. A invasão partiu de um "GhostDNS", um vírus que modifica remotamente as configurações do roteador para que ele use um servidor malicioso - estes estão sendo denunciados e gradualmente derrubados.

Conforme especialistas, o primeiro passo para se proteger desses ataques é manter o firmware - modems e roteadores de rede que usam softwares integrados - sempre atualizado. Além disso, é bom ver se não há nada de errado nas configurações do aparelho ou de navegação.

Confira algumas empresas afetadas:

Bradesco (incluindo Bradesco Net Empresa e Click Conta)

Banco do Brasil

Caixa Econômica Federal

Citibank

Credicard

Hostgator

Itaú (incluindo Itaú Personnalité)

Kinghost

Locaweb

Netflix

Santander (incluindo Superdigital)

Sicredi

UOL Host

WordPress

Comments