Paula Carvalho, da Kantar Ibope: "TV agrega conteúdo, engajamento e experiência"

Profissional falou sobre o poder da TV no mundo conectado em palestra proporcionada pela Record RS

Paula Carvalho falou para mais de 120 pessoas - Divulgação/Coletiva.net

O mundo vive uma transformação constante e a televisão, enquanto meio de comunicação, apresenta-se, ainda, como principal fonte de informação. A afirmativa é da publicitária Paula Carvalho, da Kantar Ibope Media, que palestrou para cerca de 120 pessoas, em um café da manhã proporcionado pelo time da Record RS. No encontro, ela afirmou que a TV agrega conteúdo, engajamento e experiência, pois as pessoas ainda consomem conteúdo televisivo e, mais ainda, apostam na credibilidade do meio. O encontro ocorreu nesta quarta-feira, 27, no Hotel Deville Prime, em Porto Alegre.

Paula informou que estamos passando pela terceira era, a de múltiplos desafios de capacidade, que contempla mundo, economia e cognição. "Essa era é determinada por novas formas de valor e as experiências são priorizadas acima do produto em si", declarou a publicitária. A conectividade que está em voga gera, em consequência, a fragmentação de acesso ao conteúdo e a tecnologia vem para somar, conforme explicou. "O mobile é uma extensão do nosso corpo", analisou, ao introduzir a questão de gerações.

Segundo Paula, os millenials, hoje, são os maiores entre as gerações coexistentes, totalizando 30%. "Eles sentam nas cadeiras de decisões e também são consumidores", afirmou, completando que estes jovens-adultos representam um perfil conectado de 43%. De acordo com os dados mostrados, as pessoas assistem oito horas de conteúdo de mídia por dia, enquanto os millenials o fazem por nove horas. "Formato de vídeo, em qual plataforma for, é o melhor caminho para dialogar com esse público", assegurou a palestrante.

Entrando no âmbito regional, Paula apresentou dados referentes ao consumo de TV em Porto Alegre e informou que 83% consomem na internet o mesmo conteúdo que está disponível na televisão. Além disso, comprovou que sete em cada 10 porto-alegrenses assistiram à TV aberta nos últimos sete dias. Para ela, este momento de conectividade entre diversos devices se apresenta, dessa forma, como um grande desafio e, ao mesmo tempo, uma excelente oportunidade para a indústria da comunicação. "O mais importante nessa era é ser relevante e isso faz com que a indústria saia da zona de conforto. É essencial conhecer o consumidor e estabelecer um relacionamento com ele", aconselhou.

Também foi confirmado que mais da metade da população de Porto Alegre (54%) confia na TV para se informar. Outro dado é que 49% comentam sobre propaganda com outras pessoas. "Ou seja, as pessoas se engajam com o que veem na TV e há, ainda, os que se reúnem para assistir ao final da novela ou de um reality show", falou, afirmando que, além disso, comentam nas redes sociais sobre o que veem na telinha.

Ao final do evento, o presidente do Grupo Record RS, Reinaldo Gilli, agradeceu aos participantes e apresentou o novo diretor comercial da empresa. Na ocasião, Carlos Manzoli parabenizou a iniciativa da Record RS e falou que está muito feliz de estar em Porto Alegre, terra de sua família. Ainda, disse seus objetivos frente ao cargo, que é construir novos relacionamentos para a emissora. "Nossa programação jornalística local é espetacular e tenho o desafio de levar a emoção da TV para a publicidade", garantiu.

Ao final, a Record RS sorteou uma televisão de 40 polegadas, um dia no hotel Vila Ventura e quatro pares de ingressos para os shows de César Menotti e Fabiano e Guilherme e Santiago. Também estiveram presentes comunicadores e executivos da empresa, como Alexandre Mota, André Haar, Luiz Piratininga, Luiz Grisólio, Nando Gross, Sidney Costa, Simone Santos, Voltaire Porto, entre outros.

Comments