Quatro startups gaúchas estão entre as selecionadas para a Web Summit

Empresas são de Porto Alegre, Novo Hamburgo e Santa Cruz do Sul

Equipe da Fala Cidadão APP - Divulgação/Coletiva.net

Por Cleidi Pereira, de Lisboa, Portugal

Neste ano, quatro startups gaúchas foram selecionadas para expor seus projetos e produtos no espaço que é o coração da Web Summit. As representantes do Rio Grande do Sul que marcam presença na terceira edição da conferência em Lisboa, Portugal, são de Porto Alegre (Qualitor Software), Novo Hamburgo (Fala Cidadão APP) e Santa Cruz do Sul (Meu Resíduo e Wobyplay TENNIS).

Entre as 1,8 mil startups que irão se revezar em estandes espalhados pelos quatro pavilhões da Feira Internacional de Lisboa (FIL), no Parque das Nações, estão 73 empresas brasileiras (a maioria de São Paulo) - duas a mais do que na última edição. É neste espaço de 43 mil metros quadrados de área coberta, em uma configuração que muda diariamente, que as organizações expõem seus projetos e produtos, buscando, principalmente, atrair a atenção dos 1,5 mil investidores presentes no evento.

Estreando na Web Summit, Carlos Eduardo Pires, sócio-proprietário do Fala Cidadão APP, explica que o aplicativo é 100% gratuito e é uma ferramenta para gestão das cidades, que nasceu em março de 2016, após dois anos de desenvolvimento interno. Ele, que também é sócio da WPlay, conta que a ideia de criar o app surgiu devido a um buraco na rua em frente à agência. Atualmente, o Fala Cidadão está em cerca de 40 cidades brasileiras, em seis estados.

No evento, Pires pretende mostrar a solução para o maior número possível de pessoas, com o objetivo de encontrar parcerias, clientes e investidores. "Nosso projeto apresenta uma proposta sustentável para a gestão de cidades, estamos inserindo inteligência artificial (IA) na ferramenta para melhorar a eficiência da administração pública", afirmou. Nos demais dias livres do evento, como participante, disse que pretende priorizar as 'roundtables' (o contato com possíveis investidores) e workshops de IA, internet das coisas e smart cities.

Considerada a maior conferência de empreendedorismo, tecnologia e inovação da Europa, a Web Summit nasceu em 2010, em Dublin, na Irlanda, e se mudou em 2016 para Lisboa, onde deverá permanecer por mais uma década. Nesta edição, cerca de 70 mil pessoas devem passar pela Altice Arena e pela Feira Internacional de Lisboa, no Parque das Nações, até esta quinta-feira, 8.

Conheça as startups gaúchas:

Fala Cidadão APP (Novo Hamburgo) - https://www.falacidadaoapp.com.br/

Categoria: Política, governo e comércio internacional

"Uma ferramenta para gestão de cidades criada no Brasil, que ajuda os cidadãos a monitorar e relatar problemas, economizando tempo, dinheiro, pessoas e equipamentos"

Meu Resíduo (Santa Cruz do Sul) - http://meuresiduo.com/   

Categoria: Meio ambiente, energia e tecnologia limpa

"Software e aplicativo on-line para gerenciamento do ciclo de vida de resíduos para geradores de resíduos, logística, disposição final e empresas de consultoria ambiental."

Wobyplay TENNIS (Santa Cruz do Sul) - https://www.wobyplay.com/  

Categoria: Esportes, fitness e bem-estar

"Woby conecta tenistas, treinadores, clubes esportivos, jogos, torneios e amizades. Conheça uma nova maneira de jogar tênis: conheça o Woby."

Qualitor Software (Porto Alegre) - https://inteli.chat/en/

Categoria: AI e aprendizado de máquina

"A atenção humana é um bem escasso. Ajudamos os editores digitais a obter o engajamento dos leitores em conteúdo com uma experiência de bate-papo interativo."

Comentários