"Vivemos a era do vendedor ou o vendedor já era?"

Questionamento foi feito pelo professor Claudio Goldberg, na palestra de abertura do evento

Na palestra de abertura do 10° Congresso dos Diários do Sul do Brasil, "Como vender sempre, mais e melhor?", o professor Cláudio Goldberg fez o seguinte questionamento aos mais de 100 participantes: "vivemos a era do vendedor ou o vendedor já era?" Em seguida, o especialista em Gestão Empresarial e Relacionamentos e sócio-diretor da GPLUX, de São Paulo, respondeu ao próprio questionamento dizendo: "o modelo tradicional de vendedor já era. O cenário de comercialização está mais complexo, por isso, também estamos na era do vendedor. Mais importante que ter um bom produto é ter um bom vendedor na sua empresa".


Para ele, não há uma fórmula mágica para aumentar as vendas. Entretanto, com trabalho, técnica e dedicação, qualquer meta torna-se possível. O momento atual é caracterizado como a era do mais pelo menos, pois, segundo Goldberg, o cliente quer cada vez mais serviço e mais dedicação, mas não quer pagar mais por isso. "Vender não é mais sinônimo de persuasão, não é mais uma atividade para qualquer um. O vendedor tem que conhecer o seu mercado, que é o dos "provedores de conteúdo", tem que conhecer os concorrentes e as necessidades dos clientes", afirmou. Segundo Goldberg, atualmente, o vendedor tradicional deixa de existir e dá espaço à figura do consultor de vendas, que atua como um médico, entrevistando clientes e vendo quais são as suas convicções. "Ele tem que mostrar preocupação com as preocupações dele", declarou. 


Goldberg ainda citou algumas características que fazem com que os consultores de venda tenham sucesso em suas ações. Segundo ele, "afiar os machados" é uma das principais. "Muitas vezes ficamos tão focados em nossos objetivos que esquecemos de "afiar os machados", ou seja, de nos atualizar", disse. Não vender o produto, mas, sim os benefícios que ele oferece é outra dica que o palestrante deixa para os participantes. "Na hora de vender, tem que ter PIQUE: Paixão, Iniciativa, Questionamento, Urgência e Entusiasmo."

Comentários