Estudo do Grupo RBS detecta três personas gaúchas: guardião, conciliador e explorador

Tradição está presente em todos os perfis, seja com mais ou menos abertura ao novo

Ao final da explicação, foram apresentadas as porcentagens de cada uma das personas em relação a todos os entrevistados da pesquisa

Seja com mais ou menos abertura ao novo, a tradição está presente nos três perfis reconhecidos pelo estudo Persona 2024, do Grupo RBS. São eles: guardião, conciliador e explorador. A pesquisa, que foi realizada pela primeira vez em 2017, foi apresentada ao público na manhã desta terça-feira, 16, no Instituto Caldeira, em Porto Alegre.

O primeiro perfil a ser apresentado é o guardião, onde o mais importante para ele é preservar valores e costumes. De geração em geração, esta persona tem  medo de se abrir ao novo e perder a identidade como gaúcho.

Enquanto isso, o conciliador, segundo perfil, é apresentado como alguém cujo o mais importante é saber viver bem a vida. Para essa persona, tudo acontece ao seu tempo e estão seguros em conviver com as mudanças, mas preservando valores e tradições. Mais flexível, não está em posição de defesa e é mais aberto - de um jeito calmo e cauteloso.

Por fim, o terceiro perfil, o explorador, entende que o mais importante é o movimento. Essa persona está disposta a assumir riscos e se aventurar no desconhecido. Contudo, em qualquer lugar que desejam estar, muitos seguirão "gaúchos". Está mais antecipado, inquieto, porém, respeitando a sua história e valor, bem como não está preso a nenhum rótulo e estereótipo. 

Ao final da explicação, foram apresentadas as porcentagens de cada uma das personas em relação a todos os entrevistados da pesquisa. Para tal, a minoria dos entrevistados, somando 21%, é considerado guardião, enquanto 26% é mais aberto às mudanças, sendo caracterizado como explorador. A maioria, com 27%, entretanto, tem o perfil conciliador e concentra-se em uma espécie de meio termo entre preservar as raízes e abraçar o novo.

Comentários