Meta dos líderes é educar as empresas para o futuro

Processo planejado de sucessão e capacidade de orientação para o crescimento são características das organizações sobreviventes

Em um mercado cada vez mais competitivo, sobreviver não é uma tarefa fácil. O resultado do estudo sobre as razões que levam uma empresa a manter seu desempenho por mais de 30 anos, feito pelo professor da Fundação Dom Cabral, de Belo Horizonte, Carlos Alberto Arruda de Oliveira, apontou que os líderes devem educar as organizações para o futuro. O processo planejado de sucessão e a capacidade de orientação para o crescimento também são características determinantes.


A pesquisa, que teve como base a lista anual Maiores & Melhores, publicada pela Revista Exame, da Editora Abril, mostrou que das 500 empresas destacadas apenas 23% mantiveram sua atuação econômica, ou seja, 77% das empresas não conseguiram manter negócios viáveis em mais de 30 anos.


Oliveira destacou que as empresas devem criar ambientes de desafios internos e, também, encontrar formas de crescer e gerar resultados. "É necessário saber lidar com essa questão paradoxal, porque para crescer tem que realizar investimentos, o que, conseqüentemente, afeta os resultados." Dessa forma, segundo ele, partes da empresa devem gerar resultados, enquanto outras semeiam novas oportunidades de negócios. "Tem que ter uma visão mais coorporativa do que empresarial", disse.

Comentários