Web precisa ser encarada por empresários como aliada e não como vilã

Para o diretor da ColetivaEAC, André Arnt, a mídia jornal não tem futuro no suporte papel

"O jornal não tem futuro no suporte papel e é necessário buscar alternativas. Não consigo perceber o veículo como uma mídia para os filhos dos nossos filhos." Foi com essa declaração que o professor e diretor da ColetivaEAC, André Arnt, encerrou a palestra "Cenários e tendências: a aceleração da história e a gestão empresarial", ministrada durante o 10° Congresso dos Diários do Sul do Brasil, em Torres. A afirmação gerou inquietação e questionamentos por parte dos participantes do evento promovido pela Associação dos Diários do Interior do Rio Grande do Sul (ADI RS).


Arnt disse ter absoluta convicção de que o caminho é a diminuição sistemática no número de exemplares das publicações impressas, mas chamou a atenção dos empresários que a web precisa ser encarada como aliada da mídia tradicional e não como vilã. É necessário ainda, segundo ele, observar quem serão os futuros consumidores de jornais. "Eles não estão sendo treinados para isso e o jornal de papel já não está na mão do jovem há algum tempo. Tem que estar atento e preparar o conteúdo para ser acessado digitalmente", declarou.


De acordo com ele, além das pessoas passarem a ter mais acesso à rede mundial de computadores, a web permite o acesso às informações a qualquer horário e, cada vez mais, cresce a convergência entre jornais e Internet. Os fatores determinantes para a sobrevivência estão relacionados com mobilidade, portabilidade e instantaneidade. "Os melhores permanecerão e a qualidade do conteúdo definirá os vencedores."

Comentários