Vencedores do Prêmio ADI/Fecomércio apresentaram seus cases

Diário Popular, Jornal do Povo e Gazeta do Sul foram agraciados pela inovação de seus projetos

Os jornais Diário Popular, de Pelotas, Jornal do Povo, de Cachoeira do Sul, e Gazeta do Sul, de Santa Cruz do Sul, apresentaram os cases vencedores do Prêmio ADI/Fecomércio. Os projetos, que englobam desde reformulação de departamento à preparação para a crise, foram agraciados por sua inovação.
O diretor de Redação do Diário de Pelotas, Ivan Rodrigues, falou sobre gerenciamento e otimização de processos na Redação do Diário Popular. O case foi o segundo colocado no concurso. Depois de três anos consecutivos de mudança de editores, foi constatado que havia uma desorganização. Identificado o problema, traçaram o planejamento estratégico com o objetivo de apresentar aos leitores um jornal contemporâneo, identificado com as tendências no jornalismo impresso. O jornal investiu na formação da equipe, oferecendo oficinas de português e literatura, por exemplo. A meta era romper com a estrutura burocrática, destronar o lead e humanizar os textos.
O primeiro lugar foi dividido pelos jornais Jornal do Povo e Gazeta do Sul. Márcio Vieira da Cunha falou sobre como o diário de Cachoeira do Sul, conhecido como JP, investiu em estratégias para o fortalecimento de receitas. Com o anúncio da crise econômica, a meta era inovar e prospectar clientes, por isso, a empresa aprofundou estudos para lançar produtos. Assim, surgiram o jornal jovem Formigão, o livro de fotos Um novo olhar sobre Cachoeira, a publicação Culinária Cachoeirense, além de toalha de mesa, calendário de parede, guia de ruas, guia de saúde, Festa Mais e venda casada de assinaturas. Até o final de setembro, a empresa aumentou as vendas comerciais em 11,4%.
Uma luz para a história do Rio Grande - Rio Pardo 200 anos. Com a produção de fascículos, que foram veiculados durante 13 meses, a Gazeta do Sul também ficou em primeiro lugar no concurso. Névio Stefanski destacou que esta foi a ação mais audaciosa da publicação. Com projeto gráfico inovador, textos de fácil leitura e um website, o material demorou nove meses para ser planejado e 13 para ser execução. Para sua elaboração, no total, foram envolvidos 23 profissionais, 200 pessoas entrevistadas, 40 municípios visitados, 2100 registros fotográficos e mais de 14 mil quilômetros percorridos.
Imagem

Comentários