Inovação é a palavra mais citada por diários do Interior

De acordo com convidados e associados, os desafios do jornal impresso passam pela tecnologia

O Hotel Sesc Torres foi sede do 12º Congresso dos Diários do Sul do Brasil, promovido pela Associação dos Diários do Interior do Rio Grande do Sul (ADI-RS), no último final de semana. Com mais de 150 participantes, entre convidados e associados, o evento contou com palestras, premiações, integração e foi finalizado com o show do humorista Jair Kobe, o  Guri de Uruguaiana. Além disso, o encontro recebeu diretores e colaboradores que citaram a inovação como principal desafio de seus veículos.
A influência das mídias sociais, as estratégias necessárias para aumentar a circulação dos jornais impressos, o perfil dos líderes e a motivação das equipes foram temas que nortearam as palestras. Nas palavras do presidente da ADI-RS, Kamal Badra, "os jornais que não inovarem não têm futuro". Apesar de não acreditar na extinção do meio, ele admite que as empresas precisam garantir seu produto nas bancas e, agora, na internet.
Atrair a juventude também foi pauta do Congresso. A gerente de Novos Negócios do Grupo A Tarde, da Bahia, Ana Carolina Casais, por exemplo, alertou que a mídia impressa não é atraente para as novas gerações. "Temos que renovar e entender as necessidades do nosso público", disse em sua palestra 'Mídias Digitais: aliados ou rivais?'. A opinião foi reafirmada pelo diretor do Diário da Fronteira, de Uruguaiana, Edson Pereira: "o impresso vai ter que se reciclar, é fato".
O Congresso contou com a cobertura, em tempo real, do portal Coletiva.net.

Comentários