Segundo Marcelo Foletto, criatividade é fator decisivo para os diários

Professor do Iergs ministrou a palestra "Circulação de Jornais: Um desafio constante"

A palestra de Marcelo Foletto, 'Circulação de Jornais: Um desafio constante', ministrada ainda na manhã deste sábado, 6, destacou a criatividade como fator decisivo para a sobrevivência dos diários. Com base nos dados do Instituto Verificador de Circulação (IVC), o professor do Instituto Educacional do Rio Grande do Sul (Iergs) afirmou que o jornal impresso continua em crescimento no Brasil. Ele justifica o momento dizendo que o gaúcho tem a tradição da leitura e que este perfil favorece a circulação das publicações. Apesar dos registros, ele alerta: "A internet está roubando espaço sim".
Foletto também reforça a importância das pesquisas, já que, segundo ele, a partir dela é possível ter foco no público alvo de cada jornal. Criatividade é a palavra mais usada pelo professor, que afirma ser essencial para todos os veículos. "O feijão com arroz todo mundo faz. O consumidor quer o algo a mais."
Ainda segundo Foletto, os maiores desafios dos diários passam também pela inovação, por criar sinergia entre os setores de redação, comercial e circulação, e, ainda, por aproveitar os dados de pesquisas e encontrar formas de uso entre as redações, o marketing e as agências de propaganda. Com a apresentação de diversos cases dos quais participou, o professor apresentou dicas de ações contínuas para o crescimento de vendas. Foletto encerra sua palestra deixando três palavras como sendo as principais norteadoras dos jornais: Iniciativa, inovação e cfriatividade.
Imagem

Comentários