Ironias entre jornalista e publicitário coroam encerramento do evento

Monólogo de Lula Vieira explorou as bobagens escritas e ditas por profissionais

A palestra Lula contra o Mau encerrou com chave de ouro a 19ª edição do Festival Mundial de Publicidade de Gramado, agora há pouco. O nome remete a uma peça que o publicitário Lula Vieira e o jornalista Maurício Menezes encenaram durante quatro anos no Rio de Janeiro, e que havia nascido de um improviso dos dois na edição deste mesmo festival realizada há quatro anos. Maurício não veio: "Esqueceu do compromisso, o p.", disse Lula, no primeiro de tantos palavrões que diria ao longo do que acabou sendo um engraçado monólogo.
O monólogo agradou em cheio ao público, que mesmo com o adiantado da hora lotava o plenário e aplaudiu em pé ao final da apresentação. Lula historiou que a peça envolvia as provocações de um jornalista a um publicitário, e vice versa, sobre as mazelas e impropriedades de cada uma destas profissões. Começou mostrando bobagens ditas e escritas por jornalistas, como a manchete do jornal, que bradava: "Prefeito foi dormir bem e acordou morto". E uma errata da Folha de S. Paulo, pedindo desculpas por matéria que indicava erroneamente a vagina no lugar do ânus, e o testículo incorretamente indicado no local do escroto. "Pô, o jornalista estuda quatro anos e não sabe o lugar do cu", ironizou o publicitário.
Lula foi mordaz também em relação a erros de seus colegas, como o anúncio que atraiu a ira de professores contra uma escola. O título anunciava: "9 em cada 10 professores recomendam este fascículo. O outro dá aula de Educação Física". Outro anúncio de jornal oferecia a barbada: "Móveis por este preço não vão durar nada". E um de empresa de turismo assegurava aos clientes que comprassem o pacote VIP: "Oferecemos aos clientes garantia de embarque mesmo em voos lotados".
A palestra se encerrou com a apresentação de insights que Lula nominou de "Coleção de mancadas na TV". Entre elas estava uma participação do repórter gaúcho André Rosetto, no SBT, e a conhecida cena de Lasier Martins levando um choque ao falar ao vivo para a RBS TV na Festa da Uva, em Caxias do Sul. "Graças a deus nossos colegas jornalistas e publicitários vão continuar nos dando besteiras do gênero", finalizou o publicitário.

Comentários