Redator da BBDO defende a relação propaganda-sociedade

Roberto Espino Arias palestrou na noite desta terça-feira

Peruano, Roberto Espino Arias, redator criativo da BBDO, chegou à Argentina há oito anos para participar de um curso de criação. Hoje, traz no portfólio trabalhos para marcas como Coca-Cola, Nike, Pepsi, Doritos e Knorr, e foi responsável por ações inovadoras em campanhas esportivas. Em uma delas, um sismógrafo foi instalado no estádio de San Juan para medir em Escala Richter a intensidade da vibração da torcida do Boca Juniors. A intenção foi analisar se a torcida vibrava com a mesma força em um estádio que não era o seu."Foi uma maneira diferente de mostrar a paixão de uma equipe", disse. "É importante ter mais ligação com a sociedade do que com o mercado", aconselhou. Por uma simples razão: "Uma grande ideia nunca morre".
Essa e outras experiências foram compartilhadas por ele com estudantes de Comunicação na palestra 'Ideias do Tamanho da Realidade', do 25º SET Universitário. Durante o encontro, ele listou pontos que acredita serem importantes para a criação do que chama de 'Big Ideas' - ideias com forte conteúdo social -, ilustrando cada um com campanhas de sua autoria. Também destacou a criatividade, a responsabilidade social e o compromisso com a mensagem como os elementos fundamentais de uma grande campanha publicitária.
Entre as peças exibidas estava um comercial feito para a H2OH! e ganhador do Leão de Ouro em Cannes. O filme apresenta de forma criativa uma mensagem de otimismo e união da família, questão pouco tratada na Argentina até aquele momento. Ele ainda lembrou a campanha 'Pecsi', da Pepsi, destacando que a marca foi a primeira a realizar uma "democracia pronunciatória", ao mudar seu próprio nome em razão da dificuldade do povo argentino em pronunciar o som 'ps? da marca original do refrigerante.
Imagem

Comentários