Carlos Kober incentiva a repensar a comunicação

Um dos fundadores do SET, ele ministra a oficina "Comunicação Inteligente na Construção de um Novo Amanhã"

Parte da programação do SET Universitário, a oficina 'Comunicação Inteligente na Construção de um Novo Amanhã' pode ser descrita em uma palavra: provocação. Carlos Kober, um dos fundadores do SET e ministrante da oficina que acontece até quarta-feira, 24, criou-a com o intuito de instigar o aluno a pensar em novas maneiras de se trabalhar com comunicação. "Precisamos rapidamente achar novos formatos - e isso não é para daqui cinco anos, é para daqui a alguns meses", afirmou Kober.
Formado pela Famecos há 30 anos, Kober enfatizou que a comunicação mudou, e muito. A televisão está em baixa, e o telespectador se transformou em um novo tipo de editor de conteúdo, mais seletivo e com acesso a veículos como o Netflix e a milhares de canais do YouTube dedicados a entretenimento. É justamente a plataforma de vídeos que Kober aposta para o futuro da comunicação, destacando o modelo convergente que pode misturar jornalismo, publicidade, música e dramaturgia, aparentemente sem esforço. A rapidez é outra característica que torna a internet tão atrativa.
Enquanto meios tradicionais como a TV e o rádio seguem trabalhando da mesma maneira há anos, a web abre espaço para profissionais criarem e experimentarem novas tecnologias. Kober não deixa de se perguntar onde fica a censura nesses meios: como saber onde parar, o que não dizer? A necessidade por respostas e informações imediatas cria um ambiente propício para erros, que, por sua vez, criam os famosos "virais", pelos quais Kober parece fascinado. Foi pensando em virais que ele criou a atividade principal da oficina, um segredo que só será desvendado na quarta-feira, último dia do SET.
No primeiro encontro da oficina, Kober aproveitou para convidar os alunos para a palestra 'Comunicação inovadora, a chave de um bom relacionamento - o caso Ipiranga', que ministrará com Vânia Paes Barreto Marcondes na quarta-feira, às 9h30.
(Por Maria Eduarda Levy, do SET Universitário, especial para Coletiva.net)
Imagem

Comentários