Preservação ambiental e crescimento econômico norteiam a sustentabilidade

"Consumo em harmonia com o Planeta" foi o tema central do painel das 15h30


O painel "Consumo em Harmonia com o Planeta", programado para as 15h30 no 5º Fórum Mundial da Comunicação Social, começou pontualmente. Os conferencistas foram o diretor de Políticas Públicas do Greenpeace Brasil, Sergio Leitão, e o presidente do Conselho Nacional de Propaganda de São Paulo, Hiran Castello Branco. "Existe uma necessidade que se reconheça que o planeta está suportando uma carga muito maior do que poderia. No futuro, não será possível manter o padrão de vida que temos hoje, como ter mais de um carro, por exemplo", aponta Leitão. Ele também abordou o valor social do meio ambiente na atualidade. Para completar, Leitão definiu a sustentabilidade como uma síntese de crescimento econômico e preservação ambiental.


Castello Branco falou sobre a diferenciação entre a empresa realmente adotar o conceito de sustentabilidade ou simplesmente fazer campanha elogiando gestos e ações que instituições possam adotar. "As empresas precisam atuar de acordo com as metas do milênio. As organizações devem definir estratégias que resultem em relações positivas e saudáveis, estabelecendo um valor compartilhado com a sociedade, ações que agreguem valor ambiental aos seus serviços", explicou. 


Para o diretor das Emissoras do Interior da Rede Pampa de Comunicação, Alexandre Gadret, debatedor no painel, "temos poderes pra estimular, como educadores, a idéia de sustentabilidade". A diretora de Mercado de Multimídia do jornal O Estado de São Paulo, Isabel Borba, também debatedora, salientou que é fundamental entender o que é o processo de sustentabilidade. "Empresas que têm consistência em suas ações de responsabilidade passam a ser mais valorizadas, transformando ações em atitude e consciência da sociedade", acrescentou.

Comentários