Notícias de mercado da comunicação do RS.

Home Academia Aluno contabiliza nomes de jornalistas em logradouros da Capital

Aluno contabiliza nomes de jornalistas em logradouros da Capital

Italo Bertão Filho descobriu que 87 endereços homenageiam profissionais da área
Compartilhar
,

Crédito: Pedro Spieker

O estudante de Jornalismo da Famecos, da PUC, Italo Bertão Filho produziu uma reportagem especial sobre os jornalistas que dão nome a 87 logradouros de Porto Alegre. Destes, o aluno registrou que 57 são ruas, 11 avenidas, nove praças, cinco travessas, três largos e um parque. O texto foi publicado na última sexta-feira, 7, no Dia do Jornalista, no portal do Editorial J – laboratório de experimentação da faculdade.  As fotos que ilustram o conteúdo são do também estudante Pedro Spieker.

Em entrevista ao Coletiva.net, o repórter Italo Bertão Filho, estudante do terceiro semestre de Jornalismo, disse que a produção do material contou com pesquisas exaustivas, leitura de três livros e entrevistas. “Foi uma experiência gratificante por poder contribuir com a historiografia do Rio Grande do Sul e da profissão”, afirmou sobre o trabalho que durou dois meses.

Italo descobriu que o Centro da Capital é a região da cidade com maior concentração de endereços com nome de profissionais da área. Ao todo são 11, como as travessas Mário Cinco Paus e Francisco de Leonardo Truda, que eram, respectivamente, repórter e diretor do jornal O Diário.

Ainda apurou que Júlio de Castilhos e Archymedes Fortini integram duplamente a listagem, pois seus nomes estão, na sequência, em uma avenida e uma praça, e uma rua e um largo. Os empresários Assis Chateaubriand e Breno Caldas, bem como o Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, também foram recordados na matéria.

Além do meio digital, a reportagem, supervisionada pelo jornalista e professor Alexandre Elmi, estará publicada na próxima edição impressa do jornal do laboratório experimental.